Comentários

Quando escrevo algo e publico, sei que me coloco na condição de possível formador de opinião, porém, e quero que isso fique bem claro, tenho plena consciência de que minha opinião é apenas mais uma num universo de bilhões.
Assim, se você puder deixar um comentário sobre os textos que estão postados aqui, será muito interessante.
Se conversarmos sobre nossos dogmas, paradigmas e outras "verdades", poderemos juntos aumentar nosso alcance de visão e passaremos a enxergar um pouco além da ponta de nossos narizes, ou não.

segunda-feira, 4 de agosto de 2008

Vencendo a Amargura

Texto: Hb 12,14-16
14 Esforcem-se para viver em paz com todos e para serem santos; sem santidade ninguém verá o Senhor. 15 Cuidem que ninguém se exclua da graça de Deus; que nenhuma raiz de amargura brote e cause perturbação, contaminando muitos; 16 que não haja nenhum imoral ou profano, como Esaú, que por uma única refeição vendeu os seus direitos de herança como filho mais velho.
Introdução
Amargura causa transtorno, desordem e confusão, o que leva a pessoa amarga, a ser ou ficar triste, depressiva e cheia de ressentimentos por alguém.
A amargura precisa ser reconhecida e tratada, caso contrário não será curada.
Vamos ver no texto três aspectos que envolvem esse sentimento que tanto tem feito pessoas adoecerem:
1ª parte: Somente pessoas causam amargura
...que nenhuma raiz de amargura brote...
A amargura é o resultado de sentimentos ruins que sentimos com relação a outras pessoas. Isso acontece quando nossas pretensões são frustradas, e coloca-se a culpa dessa frustração em alguém. Ex.:

· Uma mulher que sonha com uma família feliz e não consegue porque o marido é um adultero ou um alcoólatra, fica amargurada com o marido;
· Um marido que acredita que deve ser o mantenedor da casa, porém sua esposa tem um salário maior que o seu, fica amargurado com a esposa;
· Um filho que descobre que pai ou mãe não são na realidade o que ele pensava que fossem, fica amargurado com o pai e/ou a mãe.
2ª parte: A amargura causa perturbação
... cause perturbação...
Seja qual for a origem da amargura, ela trará problemas para quem deixe isso brotar em sua vida. Ninguém fica imune a esse terrível sentimento. A amargura pode levar a pessoa a um estado quase, ou até mesmo doentio.
Um dos grandes problemas da amargura é que com o tempo ela tende a ficar pior. A pessoa que lhe causou amargura pode até não fazer mais parte de sua vida, por vários motivos, morte, separação, mudança de endereço, com isso você poderá até mesmo esquecer-se dela, porém a amargura está enraizada. Enquanto isso não for resolvido, o causador pode ir, mas a amargura fica.
3ª parte: A amargura contamina outras pessoas
... contaminando muitos;
É extremamente difícil viver com alguém que seja amargurado. Seu constante mau humor, sua apatia, seu rancor terminam por serem descarregados nas pessoas próximas, principalmente família e amigos, que de tanto receberem dessa irá, acabam por criar amargura do amargurado. Assim, quando alguém vive em amargura querendo ou não acaba contagiando as pessoas a sua volta.
Conclusão

Uma Parábola:

"Um professor que pediu para que os alunos levassem batatas e uma bolsa de plástico para a aula. Ele pediu para que separassem uma batata para cada pessoa de quem sentiam mágoas, escrevessem os seus nomes nas batatas e as colocassem dentro da bolsa. Algumas das bolsas ficaram muito pesadas. A tarefa consistia em, durante uma semana, levar a todos os lados a bolsa com batatas. Naturalmente a condição das batatas foi se deteriorando com o tempo.
O incômodo de carregar a bolsa, a cada momento, mostrava-lhes o tamanho do peso espiritual diário que a mágoa ocasiona, bem como o fato de que, as batatas iam se deteriorando e exalando mau cheiro o que os afastava de outras pessoas. Ao colocar a atenção na bolsa, e no incomodo que produziam, os alunos deixavam de prestar atenção em outras coisas que eram importantes para eles. Então puderam entender quantas coisas boas e importantes estavam perdendo enquanto davam atenção a pensamentos amargos e à falta de perdão.
Quando damos importância aos problemas não resolvidos ou às promessas não cumpridas, nossos pensamentos enchem-se de mágoa, aumentando o stress e roubando nossa alegria. Perdoar é deixar estes sentimentos irem embora, essa é a única forma de trazer de volta a paz e calma." (Autor Desconhecido)
Pastor Marcelo Cianelli (mensagem pregada no culto de adoração da 11ª IPI, em 03/08/08)

Nenhum comentário:

Você pode usar os textos que se encontram nesse blog apenas observe o seguinte termo de Uso:

Ao disponibilizar gratuitamente no blog estes textos, tenho por objetivo auxiliar o povo de Deus na proclamação da Palavra.

Todas as informações e recursos aqui contidos podem ser usadas livremente por indivíduos, famílias, igrejas evangélicas e grupos de estudo bíblico, desde que rigorosamente observadas as seguintes condições aqui expressas:

1. É expressamente proibido tirar qualquer proveito financeiro ou de direito autoral a partir das informações e recursos aqui obtidos.

2. É expressamente proibido publicar por quaisquer meios quaisquer informações ou recursos aqui obtidos, na sua totalidade ou em partes, sem autorização contratual prévia por parte do pastor Marcelo Cianelli.

3. É necessário obter autorização do pastor Marcelo Cianelli para utilização das suas informações ou recursos em outros sites ou retransmissores de qualquer natureza, assim como criação de indexadores e referências a partir de outros sites.

4. O pastor Marcelo Cianelli não se responsabiliza por quaisquer danos ocorridos em decorrência do acesso ao site ou utilização dos serviços aqui disponibilizados.

5. A utilização dos textos e quaisquer outras informações ou recursos aqui disponibilizados é de inteira responsabilidade do usuário, cabendo a este ser diligente quanto à proteção das informações contidas em seus equipamentos através do uso de ferramentas anti-vírus, anti-invasores, firewall e outros recursos tecnológicos existentes com objetivo de prevenir, identificar e tratar os riscos à segurança potencialmente presentes durante a navegação na internet e download de informações pela rede.

6. Ao pastor Marcelo Cianelli é reservado o direito de alterar o conteúdo desse blog sem aviso prévio.