Comentários

Quando escrevo algo e publico, sei que me coloco na condição de possível formador de opinião, porém, e quero que isso fique bem claro, tenho plena consciência de que minha opinião é apenas mais uma num universo de bilhões.
Assim, se você puder deixar um comentário sobre os textos que estão postados aqui, será muito interessante.
Se conversarmos sobre nossos dogmas, paradigmas e outras "verdades", poderemos juntos aumentar nosso alcance de visão e passaremos a enxergar um pouco além da ponta de nossos narizes, ou não.

sexta-feira, 22 de agosto de 2008

Ninguém é bom o bastante para ser auto-suficiente

Rm 3,23
23 Todos pecaram e carecem da glória de Deus...

Introdução
Quando estudamos a história da humanidade chegamos a uma conclusão assustadora, o ser humano é capaz de atos violentos com grandes requintes de crueldade. Átila, o huno, costumava disputar com seus generais quem conseguia decapitar mais pessoas em único dia; Herodes, no tempos de Jesus, mandou matar todos meninos com idade de dois anos para baixo; Hitler matou milhões de pessoas.
Os tempos em que vivemos não ficam pata trás. Me parece que o crime do momento é o da violência de todos os tipos contra as crianças. Mas me pergunto se esse é o crime do momento, ou é, o crime que a mídia explora no momento? O que diferencia nossos dias dos tempos de Átila, Herodes e Hitler é que hoje o crime é transmitido pela TV e pela internet em tempo real.
Por que faço essa introdução tão assustadora e sangrenta? Para mostrar que quando nos convencemos de que somos boas pessoas, muitas vezes o padrão de comparação é um nivelamento por baixo. Mau são os Nardoni, mau é o PCC, mau são os políticos. Sim! São maus mesmo. Mas será que somos bons, tanto quanto nos convencemos ser? Vamos ver:

1ª parte: todos pecaram A Bíblia afirma que todas as pessoas são pecadoras e não apenas algumas. Isso coloca todas as pessoas em estado de igualdade, o de pecador. Claro que o requinte do pecado é diferente, mas a realidade é uma só, todos são pecadores. Eu, você, nossos familiares, nossos amigos, todos somos pecadores. Seja o nosso erro, aos nossos olhos, um pecadinho ou um pecadão, a Bíblia diz que ele é um pecado.
Quando nos comparamos aos Nardoni, ao PCC, aos políticos, fica fácil defender que somos boas pessoas. Mas isso, temos que reconhecer que é nivelamento por baixo. E se fizermos o contrário, nivelarmos por cima. E se nos compararmos com grandes pacifistas, tais como Jesus, por exemplo, será que teremos condições de afirmamos que somos bons?
Não queremos nos nivelar por cima, e não devemos nivelar por baixo. Nivelemos então pela média, ou seja, por aqueles que são iguais a nós. Olhemos a nossa volta. O que veremos em boa parte dos casos, casamentos fracassados, pessoa doentes emocionalmente, falta de conhecimento técnico para conseguir um bom emprego, mentiras, fococas, etc.
Acredito que a única saída que temos é a de reconhecer que todos somos limitados e que querendo ou não, em larga ou pequena escala, cometemos erros. E o fato de cometermos erros prova que somos pecadores, pois palavra pecado significa, errar o alvo. Isso todos nós fazemos.
Ainda que esses erros sejam pequenos. Vejamos por exemplo a teoria do caos, e seu efeito borboleta, analisado pela primeira vez em 1963
pelo matemático e metereologista Edward Lorenz, o bater de asas de uma simples borboleta poderia influenciar o curso natural das coisas e, assim, talvez provocar um tufão do outro lado do mundo. Claro que não vamos discutir aqui assuntos científicos, nem dizer que apenas um pequeno erro nosso vai acabar com nossas vidas. Mas posso dizer que a soma de nossos pequenos erros, pode sim acabar com nossas vidas.

2ª parte: carecem da glória de Deus
Bem como não somos perfeitos como muitas vezes acreditamos ser. Temos que entender que não temos condições de ser auto-suficiente. Alguém que cometa uma série de pequenos erros, fará com que tudo isso um dia se torne grande. E quem não conseguiu resolver o que era pequeno, certamente não resolverá o se tornou grande.
Mais uma vez a Bíblia acerta quando diz que carecemos, ou seja precisamos, da glória de Deus. Glória de Deus é o manifestar de Seu poder na natureza ou em nossas vidas, e precisamos dela para resolver questões que para nós são impossíveis. Esse impossível varia de pessoa para pessoa, pois o que é fácil para um, pode ser difícil para outro. A questão é, todos temos impossíveis em nossas vidas. Por Isso carecemos da glória de Deus.
Podemos olhar à nossa volta, onde enxergarmos o desespero e a derrota, encontraremos a falta de Deus. E falo essencialmente da falta de Deus não da igreja, seja ela, qual for. A igreja é importante na nossa vida? Acredito que sim. Por outro lado, muitas coisas acontecem dentro das igrejas, seja ela qual for, que são indefensáveis.
O que existe hoje na sociedade em que vivemos é essencialmente a falta de Deus, ou melhor falando da glória de Deus. Se todos pecaram, todos precisam da glória de Deus para que suas vidas entrem no eixo da alegria, da paz, e da satisfação. Nenhuma vida encontrará prazer verdadeiro afastada da glória de Deus, que é revelada em Jesus Cristo.

Conclusão
Podemos através dos credos religiosos criados por nós mesmos, pois isso a maioria da pessoas fazem, criam sua forma mais cômoda de relacionamento com o Sagrado, encontrar paz interior. Mas se fizermos uma reflexão verdadeira que vá além da nossa autodefesa, perceberemos que sem Deus estamos perdidos e essa paz que conseguimos é falsa.
Teremos que reconhecer também que por ser Deus, o criador de tudo e soberano dono de tudo, é Ele que define a forma como se dará o relacionamento.
Não nós, mas Deus é quem manda. Quando entendermos isso, Jesus nos levará a experimentar da glória de Deus. Não a religião, seja ela qual for, mas a Bíblia diz que Jesus nos lavará até Deus.

Pr. Marcelo Cianelli (mensagem pregada no momento de reflexão do Colégio Antonio Vieira em Sorocaba em 22/08/08)

Nenhum comentário:

Você pode usar os textos que se encontram nesse blog apenas observe o seguinte termo de Uso:

Ao disponibilizar gratuitamente no blog estes textos, tenho por objetivo auxiliar o povo de Deus na proclamação da Palavra.

Todas as informações e recursos aqui contidos podem ser usadas livremente por indivíduos, famílias, igrejas evangélicas e grupos de estudo bíblico, desde que rigorosamente observadas as seguintes condições aqui expressas:

1. É expressamente proibido tirar qualquer proveito financeiro ou de direito autoral a partir das informações e recursos aqui obtidos.

2. É expressamente proibido publicar por quaisquer meios quaisquer informações ou recursos aqui obtidos, na sua totalidade ou em partes, sem autorização contratual prévia por parte do pastor Marcelo Cianelli.

3. É necessário obter autorização do pastor Marcelo Cianelli para utilização das suas informações ou recursos em outros sites ou retransmissores de qualquer natureza, assim como criação de indexadores e referências a partir de outros sites.

4. O pastor Marcelo Cianelli não se responsabiliza por quaisquer danos ocorridos em decorrência do acesso ao site ou utilização dos serviços aqui disponibilizados.

5. A utilização dos textos e quaisquer outras informações ou recursos aqui disponibilizados é de inteira responsabilidade do usuário, cabendo a este ser diligente quanto à proteção das informações contidas em seus equipamentos através do uso de ferramentas anti-vírus, anti-invasores, firewall e outros recursos tecnológicos existentes com objetivo de prevenir, identificar e tratar os riscos à segurança potencialmente presentes durante a navegação na internet e download de informações pela rede.

6. Ao pastor Marcelo Cianelli é reservado o direito de alterar o conteúdo desse blog sem aviso prévio.