1 Esta afirmação é digna de confiança: Se alguém deseja ser bispo, deseja uma nobre função. 2 É necessário,pois, que o bispo seja irrepreensível, marido de uma só mulher, moderado, sensato, respeitável, hospitaleiro e apto para ensinar; 3 não deve ser apegado ao vinho, nem violento, mas sim amável, pacífico e não apegado ao dinheiro.4 Ele deve governar bem sua própria família, tendo os filhos sujeitos a ele, com toda a dignidade.
Introdução
Paulo tornou claro em suas cartas a Timóteo e Tito que um sinal de maturidade, ou imaturidade, é a maneira como agimos em nosso lar. Os filhos, particularmente refletirão até que ponto servimos a Deus.
Não devemos entender aqui que Paulo espera que nossos lares fossem perfeitos, sem nenhum tipo de problema ou conflito, pois isso é praticamente impossível. Quando pessoas com personalidades diferentes vivem debaixo de um mesmo teto é claro que conflitos existirão. A existência de conflitos não prova que nossos lares não são maduros, por outro lado o excesso de conflitos, principalmente o excesso de conflitos não resolvidos, pode dar uma mostra de nossa maturidade cristã.
Sobre o que Paulo não estava falando:
Paulo não estava falando sobre uma família perfeita;
Paulo não estava falando sobre “hierarquia de comportamento”, algo como, filhos de pastor são perfeitos, filhos de presbíteros são ótimos, filhos de diáconos são muitos bons, filhos de membros são bons, filhos dos visitantes são medianos;
Sobre o que Paulo estava falando:
Paulo estava falando sobre respeito, que por sinal é conquistado e não imposto;
Paulo estava falando em ser exemplo de vida cristã;
Paulo estava falando sobre pedir perdão e perdoar;
Exemplo de uma casa bem administrada
Acredito que um bom exemplo de casa bem administrada, é quando esse lar consegue alcançar todas as exigências que estão em Colossensses 3,18-21:
18 Mulheres, sujeite-se cada uma a seu marido, como convém a quem está no Senhor.
19 Maridos, ame cada um a sua mulher e não a tratem com amargura.
20 Filhos, obedeçam a seus pais em tudo, pois isso agrada ao Senhor.
21 Pais, não irritem seus filhos, para que eles não desanimem.
Pr. Marcelo Cianelli (mensagem pregada no culto de estudo bíblico da 11ª IPI em 20/08/08)
Nenhum comentário:
Postar um comentário