Comentários

Quando escrevo algo e publico, sei que me coloco na condição de possível formador de opinião, porém, e quero que isso fique bem claro, tenho plena consciência de que minha opinião é apenas mais uma num universo de bilhões.
Assim, se você puder deixar um comentário sobre os textos que estão postados aqui, será muito interessante.
Se conversarmos sobre nossos dogmas, paradigmas e outras "verdades", poderemos juntos aumentar nosso alcance de visão e passaremos a enxergar um pouco além da ponta de nossos narizes, ou não.

quinta-feira, 21 de agosto de 2008

Dificuldades para o evangelismo pessoal

Texto: Mt 9,9-13

9 E Jesus, passando adiante dali, viu assentado na recebedoria um homem, chamado Mateus, e disse-lhe: Segue-me. E ele, levantando-se, o seguiu.
10 E aconteceu que, estando ele em casa sentado à mesa, chegaram muitos publicanos e pecadores, e sentaram-se juntamente com Jesus e seus discípulos.
11 E os fariseus, vendo isto, disseram aos seus discípulos: Por que come o vosso Mestre com os publicanos e pecadores?
12 Jesus, porém, ouvindo, disse-lhes: Não necessitam de médico os sãos, mas, sim, os doentes.
13 Ide, porém, e aprendei o que significa: Misericórdia quero, e não sacrifício. Porque eu não vim a chamar os justos, mas os pecadores, ao arrependimento.

Introdução

Nossa maior contribuição para o crescimento do Reino de Deus é mostrar o
caminho para que outra pessoa receba o Senhor Jesus, como seu Salvador.
Podemos encontrar na Bíblia um pouco da história de Mateus e seu chamado para ser um discípulo de Jesus. Essa história nos dá um bom exemplo de como vencer as dificuldades e levar o evangelho aqueles que nos rodeiam:


1. Existem muitas dificuldades para a realização do evangelismo pessoal:

a) “A crença de algumas pessoas são tão pecadoras que Deus nunca lhes daria lhes perdão”;
b) “As pessoas estão mais interessadas em suas vidas de pecados, do que no evangelho de Cristo”;
c) “Não tenho capacidade para fazer evangelismo pessoal”;
d) “As pessoas me criticarão e me sentirei envergonhado”;



2. A história do chamado de Mateus responde a essas dificuldades (Mt 9,9):

a) “A crença de algumas pessoas são tão pecadoras que Deus nunca lhes daria lhes perdão”:
· Mateus traía o seu povo, já que arrecadava impostos para os romanos;
· Mateus levava uma vida pecaminosa, cobrando além do que o Império Romano mandava;
· Isso não impediu que Jesus o convidasse para fazer parte de seu ministério;
· Deus ama o mundo (homens, mulheres e crianças pecadores) e não deseja que ninguém morra no pecado (Jo 3,16);
· Jesus veio por causa dos pecadores (Mt 9,13).

b) “As pessoas estão mais interessadas em suas vidas de pecados, do que no evangelho de Cristo”:
· Mateus convidou pessoas de toda espécie para vir a sua casa;
· Geralmente, escondemos nossas necessidades para que ninguém as veja, mas Jesus sabe como chegar à alma de quem sofre.

c) “Não tenho capacidade para fazer evangelismo pessoal” (Mt 9,13).
· Mateus usou o que tinha para apresentar Cristo aos demais:
- sua casa e sua comida;
- suas relações: ele não cortou os laços com suas antigas amizades, mas se relacionou com elas de uma nova maneira. Eram companheiros de trabalho, arrecadadores de impostos, familiares, amigos, vizinhos, conhecidos, etc.

d) “As pessoas me criticarão e me sentirei envergonhado” (Mt 9,11).
· Mateus estava tão feliz por ser um seguidor de Jesus, que convidou os que necessitavam conhecer Cristo. Com certeza foi criticado, mas houve grandes resultados;
· Mateus cresceu espiritualmente;
· Os que criticavam tiveram de fazer silêncio.

Conclusão

O quanto você ama seus amigos? O quanto você é realmente amigos de seus amigos?
Se você realmente ama a seus amigos e é salvo vai anunciar para eles a salvação em Jesus Cristo. Alguém que ama outra pessoa não vai esconder dela algo que possa melhorar sua vida e lhe garantir bênçãos eternas, caso contrario esse amor não passa de palavras ao vento.
Talvez algo que possa impedir você de pregar a palavra de Deus é a consciência de que sua vida não está de acordo com os propósitos do Senhor, de maneira que seu amigo pode até mesmo acusa-lo de não ter moral para falar de Jesus para ele. Isso seria muito triste, pois um cristão deve levar uma vida que agrade a Deus e lhe dê condições e autoridade suficiente para anunciar a Salvação em Jesus Cristo.
Obs.: Está mensagem foi pregada no culto de adoração da 11ª IPI na abertura do projeto Minha Esperança Brasil, do qual a Igreja Prebisteriana Independente do Brasil, tem a felicidade de participar. A mensagem está baseada em material fornecida pelo projeto.
Maiores informações sobre o projeto Minha Esperança você encontrará no site: minhaesperança.com.br

Pr. Marcelo Cianelli (mensagem pregada no culto de adoração da 11ª IPI em 17/08/08)

Nenhum comentário:

Você pode usar os textos que se encontram nesse blog apenas observe o seguinte termo de Uso:

Ao disponibilizar gratuitamente no blog estes textos, tenho por objetivo auxiliar o povo de Deus na proclamação da Palavra.

Todas as informações e recursos aqui contidos podem ser usadas livremente por indivíduos, famílias, igrejas evangélicas e grupos de estudo bíblico, desde que rigorosamente observadas as seguintes condições aqui expressas:

1. É expressamente proibido tirar qualquer proveito financeiro ou de direito autoral a partir das informações e recursos aqui obtidos.

2. É expressamente proibido publicar por quaisquer meios quaisquer informações ou recursos aqui obtidos, na sua totalidade ou em partes, sem autorização contratual prévia por parte do pastor Marcelo Cianelli.

3. É necessário obter autorização do pastor Marcelo Cianelli para utilização das suas informações ou recursos em outros sites ou retransmissores de qualquer natureza, assim como criação de indexadores e referências a partir de outros sites.

4. O pastor Marcelo Cianelli não se responsabiliza por quaisquer danos ocorridos em decorrência do acesso ao site ou utilização dos serviços aqui disponibilizados.

5. A utilização dos textos e quaisquer outras informações ou recursos aqui disponibilizados é de inteira responsabilidade do usuário, cabendo a este ser diligente quanto à proteção das informações contidas em seus equipamentos através do uso de ferramentas anti-vírus, anti-invasores, firewall e outros recursos tecnológicos existentes com objetivo de prevenir, identificar e tratar os riscos à segurança potencialmente presentes durante a navegação na internet e download de informações pela rede.

6. Ao pastor Marcelo Cianelli é reservado o direito de alterar o conteúdo desse blog sem aviso prévio.