Comentários

Quando escrevo algo e publico, sei que me coloco na condição de possível formador de opinião, porém, e quero que isso fique bem claro, tenho plena consciência de que minha opinião é apenas mais uma num universo de bilhões.
Assim, se você puder deixar um comentário sobre os textos que estão postados aqui, será muito interessante.
Se conversarmos sobre nossos dogmas, paradigmas e outras "verdades", poderemos juntos aumentar nosso alcance de visão e passaremos a enxergar um pouco além da ponta de nossos narizes, ou não.

segunda-feira, 21 de julho de 2008

Deus, em Cristo, supre todas as nossas necessidades.

Filipenses 4,19
O meu Deus, segundo as suas riquezas, suprirá todas as vossas necessidades em glória, por Cristo Jesus.
  • Introdução
Como seres humanos temos cinco necessidades básicas: fisiológicas, segurança, afeto, prestígio e transcender. Em nossos relacionamentos buscamos satisfazer essas necessidades. O problema é nem sempre conseguimos. Por outro lado quando estudamos a Bíblia, aprendemos que em Cristo, Deus supre todas elas. Vejamos:
  • Necessidades Fisiológicas
São nossas necessidades vitais.

Mateus 6,30-34
30 Pois, se Deus assim veste a erva do campo, que hoje existe, e amanhã é lançada no forno, não vos vestirá muito mais a vós, homens de pouca fé?
31 Não andeis, pois, inquietos, dizendo: Que comeremos, ou que beberemos, ou com que nos vestiremos?
32 (Porque todas estas coisas os gentios procuram). De certo vosso Pai celestial bem sabe que necessitais de todas estas coisas;
33 Mas, buscai primeiro o reino de Deus, e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas.
34 Não vos inquieteis, pois, pelo dia de amanhã, porque o dia de amanhã cuidará de si mesmo. Basta a cada dia o seu mal.
O ar que respiramos; o alimento que ingerimos; a roupa que nos aquece; o lar que nos abriga, são todos feitos de elementos da natureza criada por Deus.
  • Necessidade de Segurança
    Para que tenhamos sensação de bem estar é preciso saber que estamos em segurança.

    Salmos 91,11
    11 Porque aos seus anjos dará ordem a teu respeito, para te guardarem em todos os teus caminhos.
A certeza de segurança nos concede o benefício do descanso. Por outro lado a incerteza nos deixa sempre em estado de ansiedade.
  • Necessidade de Afeto
    Para sermos felizes precisamos nos sentir amados e acolhidos.

    Salmo 27,10
    10 Ainda que me abandonem pai e mãe, o SENHOR me acolherá.
Quem ama e se sente amado, vive melhor. Já quem não ama e não se sente amado vive amargurado.
  • Necessidade de Prestígio
    Precisamos ser reconhecidos como servos de Deus.

    Marcos 9,41
    41 Porquanto, qualquer que vos der a beber um copo de água em meu nome, porque sois discípulos de Cristo, em verdade vos digo que não perderá o seu galardão (sua recompensa).
Talvez essa necessidade é a que nos crie maior dificuldade em admitir sua existência, pois poderia soar como soberba. Mas o caso aqui é outro, não uma questão de falta de humildade, mas sim uma necessidade de reconhecimento, por parte de Deus, daquilo que de bom fazemos. Tanto temos essa necessidade que Jesus nos deixa claro que a recompensa virá.
  • Necessidade de Transcender
    Todos temos necessidade de crescimento. Precisamos ir além.

    Mateus 5,9
    9 Bem-aventurados os pacificadores, porque eles serão chamados filhos de Deus;
Precisamos ir além do óbvio. Um dia quando Jesus precisava alimentar milhares de pessoas, todos os discípulos ali presentes não foram além do óbvio, em dizer que, alimentar todo aquele povo seria algo muito difícil. Mas um jovem conseguiu transcender, quando enxergou que com seus cinco pães e dois peixes o Senhor poderia de maneira milagrosa alimentar aquele povo, e foi o que aconteceu.
  • Conclusão
Quando buscamos satisfazer nossas necessidades através de nossos relacionamentos humanos, encontramos muita decepção. Devemos em primeiro lugar satisfazer nossas necessidades em Deus. Quando assim fazemos, mesmo que encontremos tristeza no trato com as pessoas, ficaremos tranquilos por saber que nada nos faltará. Afinal de Contas o Senhor é o nosso pastor.
  • Mensagem pregada na 11ª Igreja Presbiteriana Independente de Sorocaba em 20/07/2008

Nenhum comentário:

Você pode usar os textos que se encontram nesse blog apenas observe o seguinte termo de Uso:

Ao disponibilizar gratuitamente no blog estes textos, tenho por objetivo auxiliar o povo de Deus na proclamação da Palavra.

Todas as informações e recursos aqui contidos podem ser usadas livremente por indivíduos, famílias, igrejas evangélicas e grupos de estudo bíblico, desde que rigorosamente observadas as seguintes condições aqui expressas:

1. É expressamente proibido tirar qualquer proveito financeiro ou de direito autoral a partir das informações e recursos aqui obtidos.

2. É expressamente proibido publicar por quaisquer meios quaisquer informações ou recursos aqui obtidos, na sua totalidade ou em partes, sem autorização contratual prévia por parte do pastor Marcelo Cianelli.

3. É necessário obter autorização do pastor Marcelo Cianelli para utilização das suas informações ou recursos em outros sites ou retransmissores de qualquer natureza, assim como criação de indexadores e referências a partir de outros sites.

4. O pastor Marcelo Cianelli não se responsabiliza por quaisquer danos ocorridos em decorrência do acesso ao site ou utilização dos serviços aqui disponibilizados.

5. A utilização dos textos e quaisquer outras informações ou recursos aqui disponibilizados é de inteira responsabilidade do usuário, cabendo a este ser diligente quanto à proteção das informações contidas em seus equipamentos através do uso de ferramentas anti-vírus, anti-invasores, firewall e outros recursos tecnológicos existentes com objetivo de prevenir, identificar e tratar os riscos à segurança potencialmente presentes durante a navegação na internet e download de informações pela rede.

6. Ao pastor Marcelo Cianelli é reservado o direito de alterar o conteúdo desse blog sem aviso prévio.