Comentários

Quando escrevo algo e publico, sei que me coloco na condição de possível formador de opinião, porém, e quero que isso fique bem claro, tenho plena consciência de que minha opinião é apenas mais uma num universo de bilhões.
Assim, se você puder deixar um comentário sobre os textos que estão postados aqui, será muito interessante.
Se conversarmos sobre nossos dogmas, paradigmas e outras "verdades", poderemos juntos aumentar nosso alcance de visão e passaremos a enxergar um pouco além da ponta de nossos narizes, ou não.

quinta-feira, 24 de julho de 2008

Cuidado com o "Brigão"

I Tm 3,2-3
2 Convém, pois, que o bispo seja irrepreensível, marido de uma mulher, vigilante, sóbrio, honesto, hospitaleiro, apto para ensinar; 3 Não dado ao vinho, não espancador, não cobiçoso de torpe ganância, mas moderado, não contencioso...

Introdução
Essa característica que Paulo menciona é muito importante, é algo como, “não briguento”. Muitos acabam afastando as pessoas quando agem dessa maneira. Aqui se trata daquele que comumente chamamos de “dono da verdade”, e que sempre quer impor essa sua “verdade” sobre os outros. Esse tipo de comportamento é muito problemático, pois quem vai conseguir viver ao lado de uma pessoa que acredita que sempre tem razão, e que só tem razão também os que pensam da mesma maneira, por bem ou por mal.

Raízes das contendas
Tornamos-nos pessoas contenciosas por vários motivos:
1 – por causa da nossa natureza pecaminosa: “todos pecaram e carecem da glória de Deus” (Rm 3,23);
2 – por causa dos maus exemplos: muitos aprendem esse comportamento com pais, irmãos, amigos, chefes, etc.;
3 – por causa de maus hábitos: pessoas que aprendem a sobreviver controlando a vida de outras pessoas;
4 – por causa da insegurança: alguns gostam de discutir por terem sentimentos profundos de insegurança;
5 – por causa da amargura: a pessoa que deixa “o sol se por sobre a (sua) ira” (Ef 4,26), torna-se amargurada e consequentemente contenciosa.

O perdão
Se você, hoje se dá conta de que é uma pessoa contenciosa, é preciso fazer algo para que isso mude. Provavelmente muitas pessoas estão tristes por causa disso. Assim é necessário ter humildade para pedir perdão e dar oportunidade para digam a você toda a tristeza que seu comportamento vem causando ao próximo.

Material de Apoio:
GETZ, Gene A. A Medida de um Homem Espiritual. São Paulo: Abbapress. 2002.
Pastor Marcelo Cianelli (mensagem pregada no culto de estudo bíblico da 11ª IPI em 23/03/08)

Nenhum comentário:

Você pode usar os textos que se encontram nesse blog apenas observe o seguinte termo de Uso:

Ao disponibilizar gratuitamente no blog estes textos, tenho por objetivo auxiliar o povo de Deus na proclamação da Palavra.

Todas as informações e recursos aqui contidos podem ser usadas livremente por indivíduos, famílias, igrejas evangélicas e grupos de estudo bíblico, desde que rigorosamente observadas as seguintes condições aqui expressas:

1. É expressamente proibido tirar qualquer proveito financeiro ou de direito autoral a partir das informações e recursos aqui obtidos.

2. É expressamente proibido publicar por quaisquer meios quaisquer informações ou recursos aqui obtidos, na sua totalidade ou em partes, sem autorização contratual prévia por parte do pastor Marcelo Cianelli.

3. É necessário obter autorização do pastor Marcelo Cianelli para utilização das suas informações ou recursos em outros sites ou retransmissores de qualquer natureza, assim como criação de indexadores e referências a partir de outros sites.

4. O pastor Marcelo Cianelli não se responsabiliza por quaisquer danos ocorridos em decorrência do acesso ao site ou utilização dos serviços aqui disponibilizados.

5. A utilização dos textos e quaisquer outras informações ou recursos aqui disponibilizados é de inteira responsabilidade do usuário, cabendo a este ser diligente quanto à proteção das informações contidas em seus equipamentos através do uso de ferramentas anti-vírus, anti-invasores, firewall e outros recursos tecnológicos existentes com objetivo de prevenir, identificar e tratar os riscos à segurança potencialmente presentes durante a navegação na internet e download de informações pela rede.

6. Ao pastor Marcelo Cianelli é reservado o direito de alterar o conteúdo desse blog sem aviso prévio.