Comentários

Quando escrevo algo e publico, sei que me coloco na condição de possível formador de opinião, porém, e quero que isso fique bem claro, tenho plena consciência de que minha opinião é apenas mais uma num universo de bilhões.
Assim, se você puder deixar um comentário sobre os textos que estão postados aqui, será muito interessante.
Se conversarmos sobre nossos dogmas, paradigmas e outras "verdades", poderemos juntos aumentar nosso alcance de visão e passaremos a enxergar um pouco além da ponta de nossos narizes, ou não.

terça-feira, 11 de outubro de 2011

Boa vontade



            Quando ajudamos a realizar algo, são muitos os motivos que nos levam a essa ação: amor, pena, imposição, obrigação, segundas intenções, boa vontade, etc.
            São tantos os motivos que poderíamos escrever um texto somente para citá-los à exaustão. Por isso, citei apenas alguns e dentre esses quero destacar a boa vontade, pois foi justamente essa que me levou a escrever esse texto.
            Faço-lhe uma pergunta: O que é para você boa vontade? No site da SciELO Brasil encontrei a seguinte definição que me deixou satisfeito:
            A boa vontade implica numa disponibilidade, que se manifesta com a percepção de uma necessidade em outra pessoa, para espontaneamente ajudá-la, visando efetivamente seu benefício. Inclui um sentimento positivo em relação a si mesmo, relacionado com a ação praticada, mas também um sentimento positivo em relação ao outro que recebe a ação.
            Segundo a definição acima dentre as características da boa vontade temos disponibilidade, percepção, espontaneidade, sentimentos positivos. Assim, como a própria expressão já afirma, boa vontade é algo do bem. Segundo Kant, "De todas as coisas que podemos conceber neste mundo ou mesmo, de maneira geral, fora dele, não há nenhuma que possa ser considerada como boa sem restrição, salvo uma 'boa vontade'" (KANT, 1991), ou seja, a boa vontade é a única coisa que pode ser considerada como boa em si mesma.
            Se levarmos em consideração, tudo isso que foi dito até aqui, poderíamos ter o entendimento de que aqueles que agem por boa vontade nunca deveriam ser reprimidos, pois se há algo de bom para se fazer nessa vida, principalmente com relação ao outro, é agir por boa vontade.
            Porém, refletindo um pouco mais sobre essas duas afirmações fica claro que, - o que, aliás, para minha compreensão de ação solidária é um balsamo - até mesmo a boa vontade precisa de parâmetros para ser eficaz e provocar algo de bom naquele que é objeto dela.
            A boa vontade sem parâmetros pode nos levar a errar. E o que é mais avassalador, é que pode nos levar a errar justamente quando estávamos cheios de desejo de acertar.
            Mas, além dos parâmetros destacados na primeira citação, que de tão claros que são, dispensam mais comentários, quero destacar algo que encontrei no evangelho de Lucas e que em minha opinião deve estar em segundo lugar (o primeiro destacarei no final do texto) quando falamos de boa vontade, que é seguinte orientação: “Como vocês querem que os outros lhes façam, façam também vocês a eles(Lc. 6,31).
            Acredito que esse ensinamento bíblico deve nortear todas as ações de nossa vida. Logo e lógico, a boa vontade não fica de fora. Sempre temos que levar em conta que ao agirmos devemos nos perguntar se a forma que escolhemos para agir é a mesma, ou semelhante, a que gostaríamos que alguém usasse quando fosse nos ajudar.
            Afinal de contas, você gostaria que alguém que agindo com boa vontade e tendo você como objeto dessa ação, o fizesse de forma grosseira, arrogante, como se fosse dono da verdade, como se fosse um juiz, que lhe apontasse o dedo, que interrompesse sua fala, que ignorasse seus sentimentos, que ignorasse suas necessidades naquele momento, etc.? Se sua resposta for não, o que Lucas está dizendo é que então você nunca deve fazer isso com o outro, pois até mesmo a boa vontade, que é boa em si mesma, possui parâmetros de atuação, pois, “Como vocês querem que os outros lhes façam, façam também vocês a eles.
            Alguém pode dizer: “Há! Mas alguém com boa vontade, não faria isso que foi citado!”. Respondo: pense em algumas de suas ações de boa vontade e em algumas vezes em que você foi objeto desse tipo de ação. Pergunto: continua pensando da mesma forma? Será que você nunca disse ou ouviu alguém dizer: “Olha, vou dizer isso porque quero o melhor para você, isso que você esta fazendo é coisa de gente que não presta”. Pelo principio de Lucas se você não gostaria de ser chamado de gente de não presta, não deveria falar isso para o outro, mesmo sendo de boa vontade.
            Para finalizar, quero deixar aqui o parâmetro de regência da boa vontade que em minha opinião deve estar em primeiro lugar. Antecipo que nada vou comentar sobre ele, pois, se os que citei acima já falam por si, esse fala por si e por todos: “1  Eu poderia falar todas as línguas que são faladas na terra e até no céu, mas, se não tivesse amor, as minhas palavras seriam como o som de um gongo ou como o barulho de um sino. 2  Poderia ter o dom de anunciar mensagens de Deus, ter todo o conhecimento, entender todos os segredos e ter tanta fé, que até poderia tirar as montanhas do seu lugar, mas, se não tivesse amor, eu não seria nada. 3  Poderia dar tudo o que tenho e até mesmo entregar o meu corpo para ser queimado, mas, se eu não tivesse amor, isso não me adiantaria nada.” (1Co 13,1-3).

Nenhum comentário:

Você pode usar os textos que se encontram nesse blog apenas observe o seguinte termo de Uso:

Ao disponibilizar gratuitamente no blog estes textos, tenho por objetivo auxiliar o povo de Deus na proclamação da Palavra.

Todas as informações e recursos aqui contidos podem ser usadas livremente por indivíduos, famílias, igrejas evangélicas e grupos de estudo bíblico, desde que rigorosamente observadas as seguintes condições aqui expressas:

1. É expressamente proibido tirar qualquer proveito financeiro ou de direito autoral a partir das informações e recursos aqui obtidos.

2. É expressamente proibido publicar por quaisquer meios quaisquer informações ou recursos aqui obtidos, na sua totalidade ou em partes, sem autorização contratual prévia por parte do pastor Marcelo Cianelli.

3. É necessário obter autorização do pastor Marcelo Cianelli para utilização das suas informações ou recursos em outros sites ou retransmissores de qualquer natureza, assim como criação de indexadores e referências a partir de outros sites.

4. O pastor Marcelo Cianelli não se responsabiliza por quaisquer danos ocorridos em decorrência do acesso ao site ou utilização dos serviços aqui disponibilizados.

5. A utilização dos textos e quaisquer outras informações ou recursos aqui disponibilizados é de inteira responsabilidade do usuário, cabendo a este ser diligente quanto à proteção das informações contidas em seus equipamentos através do uso de ferramentas anti-vírus, anti-invasores, firewall e outros recursos tecnológicos existentes com objetivo de prevenir, identificar e tratar os riscos à segurança potencialmente presentes durante a navegação na internet e download de informações pela rede.

6. Ao pastor Marcelo Cianelli é reservado o direito de alterar o conteúdo desse blog sem aviso prévio.