Comentários

Quando escrevo algo e publico, sei que me coloco na condição de possível formador de opinião, porém, e quero que isso fique bem claro, tenho plena consciência de que minha opinião é apenas mais uma num universo de bilhões.
Assim, se você puder deixar um comentário sobre os textos que estão postados aqui, será muito interessante.
Se conversarmos sobre nossos dogmas, paradigmas e outras "verdades", poderemos juntos aumentar nosso alcance de visão e passaremos a enxergar um pouco além da ponta de nossos narizes, ou não.

sábado, 7 de março de 2009

Deus Cuidará de ti.

Texto: Josué 3,1-17
 1 De manhã bem cedo Josué e todos os israelitas partiram de Sitim e foram para o Jordão, onde acamparam antes de atravessar o rio. 2 Três dias depois, os oficiais percorreram o acampamento, 3 e deram esta ordem ao povo: “Quando virem a arca da aliança do SENHOR, o seu Deus, e os sacerdotes levitas carregando a arca, saiam das suas posições e sigam-na. 4 Mas mantenham a distância de cerca de novecentos metros entre vocês e a arca; não se aproximem! Desse modo saberão que caminho seguir, pois vocês nunca passaram por lá”. 5 Josué ordenou ao povo: “Santifiquem-se, pois amanhã o SENHOR fará maravilhas entre vocês”. 6 E disse aos sacerdotes: “Levantem a arca da aliança e passem à frente do povo”. Eles a levantaram e foram na frente. 7 E o SENHOR disse a Josué: “Hoje começarei a exaltá-lo à vista de todo o Israel, para que saibam que estarei com você como estive com Moisés. 8Portanto, você é quem dará a seguinte ordem aos sacerdotes que carregam a arca da aliança: Quando chegarem às margens das águas do Jordão, parem junto ao rio”. 9 Então Josué disse aos israelitas: “Venham ouvir as palavras do SENHOR, o seu Deus. 10 Assim saberão que o Deus vivo está no meio de vocês e que certamente expulsará de diante de vocês os cananeus, os hititas, os heveus, os ferezeus, os girgaseus, os amorreus e os jebuseus. 11Vejam, a arca da aliança do Soberano de toda a terra atravessará o Jordão à frente de vocês. 12 Agora, escolham doze israelitas, um de cada tribo. 13 Quando os sacerdotes que carregam a arca do SENHOR, o Soberano de toda a terra, puserem os pés no Jordão, a correnteza será represada e as águas formarão uma muralha”. 14 Quando, pois, o povo desmontou o acampamento para atravessar o Jordão, os sacerdotes que carregavam a arca da aliança foram adiante. 15 (O Jordão transborda em ambas as margens na época da colheita.) Assim que os sacerdotes que carregavam a arca da aliança chegaram ao Jordão e seus pés tocaram as águas, 16 a correnteza que descia parou de correr e formou uma muralha a grande distância, perto de uma cidade chamada Adã, nas proximidades de Zaretã; e as águas que desciam para o mar da Arabá, o mar Salgado, escoaram totalmente. E assim o povo atravessou o rio em frente de Jericó. 17 Os sacerdotes que carregavam a arca da aliança do SENHOR ficaram parados em terra seca no meio do Jordão, enquanto todo o Israel passava, até que toda a nação o atravessou pisando em terra seca.
1ª parte: Deus quer ir à frente de seu povo
4 Mas mantenham a distância de cerca de novecentos metros entre vocês e a arca; não se aproximem! Desse modo saberão que caminho seguir, pois vocês nunca passaram por lá”.
A vida nos leva muitas vezes a lugares que nos são totalmente desconhecidos. Isso nos causa muito incomodo, pois preferimos pisar em chão conhecido. Por conta disso, Deus quer ir andando à nossa frente nos mostrando qual a melhor rota a ser seguida. Deus quer guiar nossos passos. o Senhor quer nos ensinar a tomar as melhores decisões, a seguir os melhores caminhos. Deus quer estar à frente de nossas vidas por completo.
 2ª parte: para receber é preciso buscar
5 Josué ordenou ao povo: “Santifiquem-se, pois amanhã o SENHOR fará maravilhas entre vocês”.
Muitas pessoas acreditam que graça de Deus é sinônimo de conivência, ou seja, acreditam que Deus abençoa a hipocrisia. Não se deixem enganar, Deus aceita a qualquer tipo de pessoa e perdoa qualquer tipo de pecado, até mesmo o hipócrita encontra perdão no Senhor. Mas, o que não podemos nos esquecer é que Deus perdoa o arrependido. Nunca se esqueça disso: “Deus perdoa o arrependido”.
Santificar-se é derivado da palavra santo, que significa separado para Deus. Santificar-se é buscar andar mais na presença de Deus, e isso só é possível quando cada vez mais fazemos à vontade do Senhor. Santifica-se aquele que realmente quer receber.
  Às vezes algumas pessoas se dirigem para a Igreja, com os seguintes pensamentos:
  1. Bem que ao invés de domingo, hoje poderia ser sexta-feira, assim não teria que trabalhar amanhã;
  2. Quero só ver se o Fulano de Tal vai à igreja hoje;
  3. Perdi o final do jogo, qual terá sido o placar?;
  4. Quem será que vai ser eliminado do Big Brother;
  5. Etc.
Outras pessoas se dirigem para a igreja, com pensamentos diferentes:
  1. Vou para uma festa;
  2. Vou louvar e adorar a Deus;
  3. Vou entragar, nas mãos de Deus, todos os meus problemas e tudo o que me atrapalha a andar na presença do Dele, pois Ele cuidará de tudo;
  4. Mesmo estando triste, na presença do Senhor vou me alegrar;
  5. Deus vai falar comigo.
 Agora eu pergunto, quem será mais abençoado? O primeiro ou o segundo grupo. 
Por isso disse Josué: “Santifiquem-se, pois amanhã o SENHOR fará maravilhas entre vocês”. O segundo grupo santificou-se, por isso o Senhor realizará maravilhas em suas vidas.
3ª parte: Deus quer fazer prodígios e maravilhas na vida de seu povo
15 (O Jordão transborda em ambas as margens na época da colheita.) Assim que os sacerdotes que carregavam a arca da aliança chegaram ao Jordão e seus pés tocaram as águas, 16 a correnteza que descia parou de correr e formou uma muralha a grande distância, perto de uma cidade chamada Adã, nas proximidades de Zaretã; e as águas que desciam para o mar da Arabá, o mar Salgado, escoaram totalmente. E assim o povo atravessou o rio em frente de Jericó.
             O rio Jordão durante o período da colheita tem correntezas muito fortes, que podem facilmente afogar uma pessoa. Deus escolheu justamente esse período para fazer o povo atravessar o rio.
             A travessia do um rio Jordão pode simbolizar dificuldades que temos de enfrentar. Diante disso podemos alguns comportamentos diferentes:
  • Não querer atravessar a tormenta, acreditando que Deus antes acalmará tudo, e a travessia será feita por uma estrada calma, silenciosa e florida;
  • Querer atravessar a tormenta por conta própria, acreditando que Deus já lhe deu força suficiente e que irá atrás como um guarda costas;
 Para o primeiro grupo:
           Preste atenção no texto e perceba que Deus não fez o rio acalmar-se. O Senhor abriu caminho seguro entre as correntezas.
 Para o segundo grupo:
             Preste atenção no texto e percebe que Deus não se propôs a ir atrás. O Senhor disse que iria à frente mostrando o caminho.
             Pode ainda existir um terceiro grupo:
Esse grupo é melhor demonstrado nas palavras do salmista, “ Ainda que eu ande pelo vale da sombra da morte, não temerei mal algum, porque tu estás comigo; a tua vara e o teu cajado me consolam.” (Sl 23,4).
 Conclusão
 Deus tem grandes coisas para nossas vidas.
Deus:
 1º) Quer ir à nossa frente, pois não sabemos o que nos aguarda;
2º) Determina que para recebermos essa orientação, é preciso que a busquemos em santidade de vida;
3º) Quer realizar grandes feitos em nossas vidas.

Nenhum comentário:

Você pode usar os textos que se encontram nesse blog apenas observe o seguinte termo de Uso:

Ao disponibilizar gratuitamente no blog estes textos, tenho por objetivo auxiliar o povo de Deus na proclamação da Palavra.

Todas as informações e recursos aqui contidos podem ser usadas livremente por indivíduos, famílias, igrejas evangélicas e grupos de estudo bíblico, desde que rigorosamente observadas as seguintes condições aqui expressas:

1. É expressamente proibido tirar qualquer proveito financeiro ou de direito autoral a partir das informações e recursos aqui obtidos.

2. É expressamente proibido publicar por quaisquer meios quaisquer informações ou recursos aqui obtidos, na sua totalidade ou em partes, sem autorização contratual prévia por parte do pastor Marcelo Cianelli.

3. É necessário obter autorização do pastor Marcelo Cianelli para utilização das suas informações ou recursos em outros sites ou retransmissores de qualquer natureza, assim como criação de indexadores e referências a partir de outros sites.

4. O pastor Marcelo Cianelli não se responsabiliza por quaisquer danos ocorridos em decorrência do acesso ao site ou utilização dos serviços aqui disponibilizados.

5. A utilização dos textos e quaisquer outras informações ou recursos aqui disponibilizados é de inteira responsabilidade do usuário, cabendo a este ser diligente quanto à proteção das informações contidas em seus equipamentos através do uso de ferramentas anti-vírus, anti-invasores, firewall e outros recursos tecnológicos existentes com objetivo de prevenir, identificar e tratar os riscos à segurança potencialmente presentes durante a navegação na internet e download de informações pela rede.

6. Ao pastor Marcelo Cianelli é reservado o direito de alterar o conteúdo desse blog sem aviso prévio.