Comentários

Quando escrevo algo e publico, sei que me coloco na condição de possível formador de opinião, porém, e quero que isso fique bem claro, tenho plena consciência de que minha opinião é apenas mais uma num universo de bilhões.
Assim, se você puder deixar um comentário sobre os textos que estão postados aqui, será muito interessante.
Se conversarmos sobre nossos dogmas, paradigmas e outras "verdades", poderemos juntos aumentar nosso alcance de visão e passaremos a enxergar um pouco além da ponta de nossos narizes, ou não.

terça-feira, 10 de março de 2009

Apenas uma coisa é necessária, protra-se aos pés de Jesus

Texto: Lucas 10,38-42

38 Caminhando Jesus e os seus discípulos, chegaram a um povoado, onde certa mulher chamada Marta o recebeu em sua casa.
39 Maria, sua irmã, ficou sentada aos pés do Senhor, ouvindo a sua palavra.
40 Marta, porém, estava ocupada com muito serviço. E, aproximando-se dele, perguntou: “Senhor, não te importas que minha irmã tenha me deixado sozinha com o serviço? Dize-lhe que me ajude!”
41 Respondeu o Senhor: “Marta! Marta! Você está preocupada e inquieta com muitas coisas;
42 todavia apenas uma é necessária. Maria escolheu a boa parte, e esta não lhe será tirada”.

Introdução:
“Certa menina de cinco anos de idade debruçava todos os dias na janela de sua casa e olhava para a rua tentando avistar seu pai, na volta do trabalho. Quando o avistava, dava um grito:
— Mamãe, o papai está chegando, vou encontrá-lo.
Era aquela festa de abraços, beijos e conversas sobre as novidades do dia. Até que certa vez o pai notou que a menina não o esperava na janela. No segundo dia aconteceu o mesmo. No terceiro... e assim foi.
"O que está acontecendo com a minha filha", preocupava-se o pai, enquanto a menina estava atarefada com outras ativi­dades. Passado determinado tempo, ela o chamou e mostrou-lhe um trabalho feito especialmente para ele, com recortes, fra­ses e desenhos coloridos.
— É um presente para você papai.
— Olha filhinha, o papai gostou muito do presente, e está feliz. Porém estou mais feliz ainda porque você terminou este trabalho e agora poderá novamente encontrar o papai todas as tardes.”
[1]

1ª parte: Proximidade com Deus ou preocupação e ansiedade?39 Maria, sua irmã, ficou sentada aos pés do Senhor, ouvindo a sua palavra. 40 Marta, porém, estava ocupada com muito serviço.

O texto nos mostra duas irmãs com comportamentos diferentes. Uma resolve fazer apenas uma coisa, ficar sentada ouvindo a Jesus, dando atenção total ao Senhor. A outra resolve que além de ouvir a Jesus faria muitas outras tarefas, dividindo a atenção entre as tarefas e o Senhor.
Ainda que normalmente julguemos o comportamento das duas, o texto não diz se em outros dias Maria trabalhava e Marta descansava, ou se Marta era quem sempre trabalhava enquanto Maria não fazia nada.
O questionamento do texto é: “o que você faz, lhe traz proximidade com Deus, ou lhe traz preocupação e ansiedade?”.
Maria consegue focar sua atenção em Jesus;
Maria, apesar de Jesus estar em sua casa, não consegue deixar de lado a preocupação.
Você consegue focar sua atenção somente em Deus, ou as preocupações te impedem de ter uma intimidade mais estreita com o Senhor?


2ª parte: Quando o muito resulta em pouco.
41 Respondeu o Senhor: “Marta! Marta! Você está preocupada e inquieta com muitas coisas;

Marta estava empenhada em atender a Cristo e os que vinham com Ele. O problema é que isso a estava deixando tão preocupada e anciosa que a falta de colaboração de sua irmã lhe tirou a paciência.
Marta não conseguiu aproveitar os privilégios da proximidade de Cristo.
Muitas vezes quando ficamos anciosos dexamos a oração de lado acreditando que se fizermos muitas coisas rápido e ao mesmo tempo resolveremos tudo de maneira mais rápida e eficaz. Isso é um grande engano, pois fazer muitas coisas ao mesmo tempo e sem oração, resulta em muitos erros.
As muitas atividades são uma armadilha para nós quando nos impede servir a Deus e obter o bom para nossas almas. O excesso de atividades, até mesmo dentro da Igreja, podem muitas vezes resultar em poucas bênçãos.
Você pode dizer: “eu consigo fazer, com eficácia, muitas coisas ao mesmo tempo”. A verdade é que se essas muitas tarefas lhe trouxerem ansiedade, preocupação, e falta de proximidade com Deus, não estão trazendo bênçãos para sua vida.
De que me adianta fazer muito, se esse muito resulta em pouca intidade com Jesus.

3ª parte: Quando o pouco resulta em muito.
41 Respondeu o Senhor: “Marta! Marta! Você está preocupada e inquieta com muitas coisas;
42 todavia apenas uma é necessária. Maria escolheu a boa parte, e esta não lhe será tirada”.

Maria escolheu se sentar aos pés de Cristo, isso significa disposição para receber sua Palavra, e submissão a sua direção.
Será que Maria não tinha nada para fazer? Bem, segundo Marta, Maria tinha o que fazer. Porém Maria conseguiu indentificar que aquele momento não era o melhor para fazer muitas coisas, mas sim apenas uma, ficar próxima de Jesus.
Eu tenho muitas tarefas para realizar na minha vida diária. Você tem muitas tarefas para realizar no seu dia-a-dia. Isso é fato na vida da maioria das pessoas. Porém, é preciso que aprender a equilibrar o nosso tempo, para que possamos realizar todas a tarefas da melhor maneira possível. Certamente que fazer tudo ao mesmo tempo, como já vimos, não é a melhor escolha.
Dentre as nossas muitas atividades diárias, está a comunhão com Deus, e principalmente essa, deve ser realizada com muito zelo.
O favor de Deus é necessário para nossa felicidade. Quando atentamos para isto, todas as outras coisas assumirão seu correto lugar.
Porque uma coisa é necessária, e esta coisa fez ela, render-se à direção de Cristo.
Maria fez apenas uma coisa, porém essa reultou em muita intimidade com Jesus.

Conclusão

Intimidade com Deus. Você tem isso?
Você consegue lançar fora todas as suas preocupações, para ficar somente adorando a Deus? Ou você acha que isso é até mesmo um absurdo.
Existem muitas pessoas que tem muita dificuldade em compreender esse texto, pois acham muito estranho o fato de Jesus, permitir que Maria ficasse aos seus pés enquanto muitas tarefas tinham que ser realizadas.
Muitas pessoas agem no mesmo espírito de Marta, dizendo: “se eu não tomar conta, tudo está perdido”.
Outras pessoas agem no espírito de Maria, dizendo: “eu preciso ter mais proximidade com Deus”.
Em Mt 6,27 a Bíblia nos diz: “27 Quem de vocês, por mais que se preocupe, pode acrescentar uma hora que seja à sua vida?”, ou então, “E qual de vós poderá, com todos os seus cuidados, acrescentar um côvado à sua estatura?".
Porque apenas uma é necessária, e esta coisa fez ela, render-se à direção de Cristo. Maria escolheu a boa parte, e esta não lhe será tirada.
Preocupação e ansiedade não resolvem nossos problemas. O que resolve os nossos problemas é a proximidade que temos com Cristo.
[1] MESQUITA, Antônio, Ilustrações para Enriquecer suas Mensagens. CPAD.

Pr. Marcelo Cianelli (Sermão pregado no culto de adoração da 11a. de Sorocaba em 08.03.09)

Nenhum comentário:

Você pode usar os textos que se encontram nesse blog apenas observe o seguinte termo de Uso:

Ao disponibilizar gratuitamente no blog estes textos, tenho por objetivo auxiliar o povo de Deus na proclamação da Palavra.

Todas as informações e recursos aqui contidos podem ser usadas livremente por indivíduos, famílias, igrejas evangélicas e grupos de estudo bíblico, desde que rigorosamente observadas as seguintes condições aqui expressas:

1. É expressamente proibido tirar qualquer proveito financeiro ou de direito autoral a partir das informações e recursos aqui obtidos.

2. É expressamente proibido publicar por quaisquer meios quaisquer informações ou recursos aqui obtidos, na sua totalidade ou em partes, sem autorização contratual prévia por parte do pastor Marcelo Cianelli.

3. É necessário obter autorização do pastor Marcelo Cianelli para utilização das suas informações ou recursos em outros sites ou retransmissores de qualquer natureza, assim como criação de indexadores e referências a partir de outros sites.

4. O pastor Marcelo Cianelli não se responsabiliza por quaisquer danos ocorridos em decorrência do acesso ao site ou utilização dos serviços aqui disponibilizados.

5. A utilização dos textos e quaisquer outras informações ou recursos aqui disponibilizados é de inteira responsabilidade do usuário, cabendo a este ser diligente quanto à proteção das informações contidas em seus equipamentos através do uso de ferramentas anti-vírus, anti-invasores, firewall e outros recursos tecnológicos existentes com objetivo de prevenir, identificar e tratar os riscos à segurança potencialmente presentes durante a navegação na internet e download de informações pela rede.

6. Ao pastor Marcelo Cianelli é reservado o direito de alterar o conteúdo desse blog sem aviso prévio.