Comentários

Quando escrevo algo e publico, sei que me coloco na condição de possível formador de opinião, porém, e quero que isso fique bem claro, tenho plena consciência de que minha opinião é apenas mais uma num universo de bilhões.
Assim, se você puder deixar um comentário sobre os textos que estão postados aqui, será muito interessante.
Se conversarmos sobre nossos dogmas, paradigmas e outras "verdades", poderemos juntos aumentar nosso alcance de visão e passaremos a enxergar um pouco além da ponta de nossos narizes, ou não.

segunda-feira, 12 de janeiro de 2009

Tema: Devemos perseverar em nossos passos de fé

Hebreus 10,35-39

35 Por isso, não abram mão da confiança que vocês têm; ela será ricamente recompensada. 36 Vocês precisam perseverar, de modo que, quando tiverem feito a vontade de Deus, recebam o que ele prometeu; 37 pois em breve, muito em breve “Aquele que vem virá, e não demorará. 38 Mas o meu justo viverá pela fé. E, se retroceder, não me agradarei dele”. 39 Nós, porém, não somos dos que retrocedem e são destruídos, mas dos que crêem e são salvos.

Introdução

         Fé é um tema que cerca a vida dos que são crentes em Cristo por todos os lados. Claro que não deveria ser diferente, já que tudo que envolve a vida Cristã tem como combustível justamente a fé.

         O problema é que muito falamos de fé, porém quando temos que coloca-la em prática nos vemos diante de um dilema terrível: a prática é muito mais difícil que a teoria, ou seja, fala de fé é fácil, mas viver pela fé é difícil.

         Por mais que algumas pessoas tentem banalizar a fé dizendo que ela é muito simples, poucas são as pessoas que:

1.    Nunca questionaram o tempo de Deus;

2.    Nunca se sentiram desamparadas por Deus;

3.    Ou até mesmo, não perguntaram o porquê de Deus permitir determinadas coisas.

Viver pela fé á algo difícil, por isso mesmo que a Bíblia nos ensina que somente conseguimos viver pela fé mediante perseverança.

1ª parte: Perseverança, vontade de Deus e cumprimento de promessas

36 Vocês precisam perseverar, de modo que, quando tiverem feito a vontade de Deus, recebam o que ele prometeu;

1.    Os perseverantes vão muito além dos que desistem facilmente.

Devemos perseverar para chegarmos ao final do que nos propomos a fazer, e não paremos na metade;

2.    A perseverança nos leva a fazer a vontade de Deus, pois nos faz permanecer firmes quando pensamos em nos entregarmos às dificuldades;

3.    Perseverar está ligado a fazer a vontade de Deus, e fazer a vontade de Deus está ligado a receber o cumprimento das promessas de Deus.

Existem promessas de Deus que independem de nosso comportamento, por outro lado outras estão diretamente ligadas ao nosso comportamento:

14  E se o meu povo, que se chama pelo meu nome, se humilhar, e orar, e buscar a minha face e se converter dos seus maus caminhos, então eu ouvirei dos céus, e perdoarei os seus pecados, e sararei a sua terra. (II Cr 7,14)

2ª parte: Devemos viver pela fé

38 Mas o meu justo viverá pela fé.

·        Existem alguns enganos do tipo:

1.    Quem tem fé, não passa por problemas financeiros;

2.    Quem tem fé, não tem enfermidades;

3.    Quem tem fé, não sofre.

·        A fé é demonstrada principalmente na dificuldade;

·        Muito cuidado com aqueles que cobram fé dos outros, mas eles mesmos quando devem agir com fé, em secreto questionam a Deus.

3ª parte: quem retrocede na fé comete pecado

38...E, se retroceder, não me agradarei dele”.

·        Aqueles que dizem que estão aguardando algo pela fé e depois desconfiam do poder de Deus estão cometendo pecado, ou então, para ser mais direto, a falta de fé é pecado, pois “sem fé é impossível agradar a Deus” (Hb 11,6);

·        Formas de retroceder:

1.    Acredita por um momento, mas quando o tempo passa deixa de acreditar;

2.    Acredita por um momento, mas aceita receber a bênção por meio ilícitos.

·        Perseverar é não retroceder na fé;

·        Se você deu um passo de fé não deve voltar atrás, pois isso pode fazer com que você perca a bênção:

8  E esperou Saul sete dias, até ao tempo que Samuel determinara; não vindo, porém, Samuel a Gilgal, o povo se dispersava dele.

9  Então disse Saul: Trazei-me aqui um holocausto, e ofertas pacíficas. E ofereceu o holocausto.

10  E sucedeu que, acabando ele de oferecer o holocausto, eis que Samuel chegou; e Saul lhe saiu ao encontro, para o saudar.

11  Então disse Samuel: Que fizeste? Disse Saul: Porquanto via que o povo se espalhava de mim, e tu não vinhas nos dias aprazados, e os filisteus já se tinham ajuntado em Micmás,

12  Eu disse: Agora descerão os filisteus sobre mim a Gilgal, e ainda à face do SENHOR não orei; e constrangi-me, e ofereci holocausto.

13  Então disse Samuel a Saul: Procedeste nesciamente, e não guardaste o mandamento que o SENHOR teu Deus te ordenou; porque agora o SENHOR teria confirmado o teu reino sobre Israel para sempre;

14  Porém agora não subsistirá o teu reino; já tem buscado o SENHOR para si um homem segundo o seu coração, e já lhe tem ordenado o SENHOR, que seja capitão sobre o seu povo, porquanto não guardaste o que o SENHOR te ordenou. (ISm 13,8-14)

Conclusão

Você pode dizer para mim, fácil é falar, o difícil é colocar em prática. E eu digo que você tem toda a razão.

         Mas a pergunta que eu faço é: “O fato de algo ser difícil é motivo para deixarmos de fazer?”.

         Aqueles que são fracos e impacientes vão dizer: sim. Esses sempre procuram o caminho mais curto e menos penoso;

         Aqueles que são fortes e pacientes vão dizer que: não. Esses são os perseverantes, são os que assumem um compromisso de fé e dele não desistem, a não ser que Deus deixe BEM CLARO que Sua vontade é outra.

         Perseverar na fé não quer dizer que não ficaremos tristes ou até mesmo tentados a desistir, lembre-se que tentação não é pecado. Perseverar na fé é vencer a tentação de desistir.

Pr. Marcelo Cianelli (esboço de sermão pregado na 11ª IPI de Sorocaba em) 11/01/2009)

Nenhum comentário:

Você pode usar os textos que se encontram nesse blog apenas observe o seguinte termo de Uso:

Ao disponibilizar gratuitamente no blog estes textos, tenho por objetivo auxiliar o povo de Deus na proclamação da Palavra.

Todas as informações e recursos aqui contidos podem ser usadas livremente por indivíduos, famílias, igrejas evangélicas e grupos de estudo bíblico, desde que rigorosamente observadas as seguintes condições aqui expressas:

1. É expressamente proibido tirar qualquer proveito financeiro ou de direito autoral a partir das informações e recursos aqui obtidos.

2. É expressamente proibido publicar por quaisquer meios quaisquer informações ou recursos aqui obtidos, na sua totalidade ou em partes, sem autorização contratual prévia por parte do pastor Marcelo Cianelli.

3. É necessário obter autorização do pastor Marcelo Cianelli para utilização das suas informações ou recursos em outros sites ou retransmissores de qualquer natureza, assim como criação de indexadores e referências a partir de outros sites.

4. O pastor Marcelo Cianelli não se responsabiliza por quaisquer danos ocorridos em decorrência do acesso ao site ou utilização dos serviços aqui disponibilizados.

5. A utilização dos textos e quaisquer outras informações ou recursos aqui disponibilizados é de inteira responsabilidade do usuário, cabendo a este ser diligente quanto à proteção das informações contidas em seus equipamentos através do uso de ferramentas anti-vírus, anti-invasores, firewall e outros recursos tecnológicos existentes com objetivo de prevenir, identificar e tratar os riscos à segurança potencialmente presentes durante a navegação na internet e download de informações pela rede.

6. Ao pastor Marcelo Cianelli é reservado o direito de alterar o conteúdo desse blog sem aviso prévio.