Tema: Devemos perseverar em nossos passos de fé
Hebreus 10,35-39
35 Por isso, não abram mão da confiança que vocês têm; ela será ricamente recompensada. 36 Vocês precisam perseverar, de modo que, quando tiverem feito a vontade de Deus, recebam o que ele prometeu; 37 pois em breve, muito em breve “Aquele que vem virá, e não demorará. 38 Mas o meu justo viverá pela fé. E, se retroceder, não me agradarei dele”. 39 Nós, porém, não somos dos que retrocedem e são destruídos, mas dos que crêem e são salvos.
Introdução
Fé é um tema que cerca a vida dos que são crentes em Cristo por todos os lados. Claro que não deveria ser diferente, já que tudo que envolve a vida Cristã tem como combustível justamente a fé.
O problema é que muito falamos de fé, porém quando temos que coloca-la em prática nos vemos diante de um dilema terrível: a prática é muito mais difícil que a teoria, ou seja, fala de fé é fácil, mas viver pela fé é difícil.
Por mais que algumas pessoas tentem banalizar a fé dizendo que ela é muito simples, poucas são as pessoas que:
1. Nunca questionaram o tempo de Deus;
2. Nunca se sentiram desamparadas por Deus;
3. Ou até mesmo, não perguntaram o porquê de Deus permitir determinadas coisas.
Viver pela fé á algo difícil, por isso mesmo que a Bíblia nos ensina que somente conseguimos viver pela fé mediante perseverança.
1ª parte: Perseverança, vontade de Deus e cumprimento de promessas
36 Vocês precisam perseverar, de modo que, quando tiverem feito a vontade de Deus, recebam o que ele prometeu;
1. Os perseverantes vão muito além dos que desistem facilmente.
Devemos perseverar para chegarmos ao final do que nos propomos a fazer, e não paremos na metade;
2. A perseverança nos leva a fazer a vontade de Deus, pois nos faz permanecer firmes quando pensamos em nos entregarmos às dificuldades;
3. Perseverar está ligado a fazer a vontade de Deus, e fazer a vontade de Deus está ligado a receber o cumprimento das promessas de Deus.
Existem promessas de Deus que independem de nosso comportamento, por outro lado outras estão diretamente ligadas ao nosso comportamento:
14 E se o meu povo, que se chama pelo meu nome, se humilhar, e orar, e buscar a minha face e se converter dos seus maus caminhos, então eu ouvirei dos céus, e perdoarei os seus pecados, e sararei a sua terra. (II Cr 7,14)
2ª parte: Devemos viver pela fé
38 Mas o meu justo viverá pela fé.
· Existem alguns enganos do tipo:
1. Quem tem fé, não passa por problemas financeiros;
2. Quem tem fé, não tem enfermidades;
3. Quem tem fé, não sofre.
· A fé é demonstrada principalmente na dificuldade;
· Muito cuidado com aqueles que cobram fé dos outros, mas eles mesmos quando devem agir com fé, em secreto questionam a Deus.
3ª parte: quem retrocede na fé comete pecado
38...E, se retroceder, não me agradarei dele”.
· Aqueles que dizem que estão aguardando algo pela fé e depois desconfiam do poder de Deus estão cometendo pecado, ou então, para ser mais direto, a falta de fé é pecado, pois “sem fé é impossível agradar a Deus” (Hb 11,6);
· Formas de retroceder:
1. Acredita por um momento, mas quando o tempo passa deixa de acreditar;
2. Acredita por um momento, mas aceita receber a bênção por meio ilícitos.
· Perseverar é não retroceder na fé;
· Se você deu um passo de fé não deve voltar atrás, pois isso pode fazer com que você perca a bênção:
8 E esperou Saul sete dias, até ao tempo que Samuel determinara; não vindo, porém, Samuel a Gilgal, o povo se dispersava dele.
9 Então disse Saul: Trazei-me aqui um holocausto, e ofertas pacíficas. E ofereceu o holocausto.
10 E sucedeu que, acabando ele de oferecer o holocausto, eis que Samuel chegou; e Saul lhe saiu ao encontro, para o saudar.
11 Então disse Samuel: Que fizeste? Disse Saul: Porquanto via que o povo se espalhava de mim, e tu não vinhas nos dias aprazados, e os filisteus já se tinham ajuntado em Micmás,
12 Eu disse: Agora descerão os filisteus sobre mim a Gilgal, e ainda à face do SENHOR não orei; e constrangi-me, e ofereci holocausto.
13 Então disse Samuel a Saul: Procedeste nesciamente, e não guardaste o mandamento que o SENHOR teu Deus te ordenou; porque agora o SENHOR teria confirmado o teu reino sobre Israel para sempre;
14 Porém agora não subsistirá o teu reino; já tem buscado o SENHOR para si um homem segundo o seu coração, e já lhe tem ordenado o SENHOR, que seja capitão sobre o seu povo, porquanto não guardaste o que o SENHOR te ordenou. (ISm 13,8-14)
Conclusão
Você pode dizer para mim, fácil é falar, o difícil é colocar
Mas a pergunta que eu faço é: “O fato de algo ser difícil é motivo para deixarmos de fazer?”.
Aqueles que são fracos e impacientes vão dizer: sim. Esses sempre procuram o caminho mais curto e menos penoso;
Aqueles que são fortes e pacientes vão dizer que: não. Esses são os perseverantes, são os que assumem um compromisso de fé e dele não desistem, a não ser que Deus deixe BEM CLARO que Sua vontade é outra.
Perseverar na fé não quer dizer que não ficaremos tristes ou até mesmo tentados a desistir, lembre-se que tentação não é pecado. Perseverar na fé é vencer a tentação de desistir.
Pr. Marcelo Cianelli (esboço de sermão pregado na 11ª IPI de Sorocaba em) 11/01/2009)
Nenhum comentário:
Postar um comentário