Salmo 1
1 Como é feliz aquele que não segue o conselho dos ímpios, não imita a conduta dos pecadores, nem se assenta na roda dos zombadores!
2 Ao contrário, sua satisfação está na lei do SENHOR, e nessa lei medita dia e noite.
3 É como árvore plantada à beira de águas correntes: Dá fruto no tempo certo e suas folhas não murcham. Tudo o que ele faz prospera!
4 Não é o caso dos ímpios! São como palha que o vento leva.
5 Por isso os ímpios não resistirão no julgamento, nem os pecadores na comunidade dos justos.
6 Pois o SENHOR aprova o caminho dos justos, mas o caminho dos ímpios leva à destruição!
Introdução
Acabamos de “estrear” o ano de 2009. Como sempre temos sonhos para mais esse período de nossas vidas. Para termos sucessos temos que escolher os caminhos que serão percorridos. Como servos de Deus, temos que ter em mente que os caminhos escolhidos para alcançarmos nossos objetivos, devem ser caminhos bons, pois como diz o salmo 1 “...o SENHOR aprova o caminho dos justos, mas o caminho dos ímpios leva à destruição!”
Para escolher esses caminhos vamos fazer algumas considerações, que não podem ser deixadas de lado:
Muito cuidado a quem e ao que você dá ouvidos
“...não segue o conselho dos ímpios...”
Ímpio é alguém que não tem compaixão, ou seja, o mal do outro não lhe causa dor. Esse tipo de pessoa, geralmente, não tem problemas em causar sofrimento a quem quer que seja, o que lhe importa é o seu sucesso. Como diz a linguagem popular, “passa por cima de qualquer um”.
Uma pessoa desse tipo não deve ser conselheira dos servos de Deus, pois seus conselhos podem gerar ações pecaminosas que causam tristeza.
Escolha bem aqueles que influenciam suas ações
“...não imita a conduta dos pecadores,...”
Todos somos influenciáveis, como também influenciamos, ou seja, somos inspirados e inspiramos. Copiamos o modo de vestir, cortes de cabelos, palavras, ações, e muito mais.
Por tudo isso é muito importante, escolhermos bem, nosso rol de amigos, pois em um grupo o comportamento costuma ser homogêneo, predomina o consciente coletivo.
Se freqüentamos um grupo que é escravo do pecado, a tendência é que também nos tornemos escravos. Por isso deve existir muito critério na escolha de nossos inspiradores.
Não fale “pelos cutuvelos”
“...nem se assenta na roda dos zombadores!”
Palavras mexem com sentimentos, por isso elas podem ferir, e causar dores mais intensas que as causadas por uma forte pancada. Muitas vezes para ser aceito em determinado grupo, uma pessoa acaba ofendendo alguém que não pertence àquele grupo. São piadas de mal gosto, fofocas, mentiras, grosseria. Usa-se as palavras para destruir e não para edificar.
Alguém que leve você a transformar-se em um zombador, provavelmente levará outro alguém a zombar de você mais tarde. Cuidado para não assentar-se com esse tipo de gente, pois costumamos nos assentar com grupos com os quais nos sentimos à vontade, veja por exemplo, as festas de casamento, as formaturas, os aniversários, sempre procuramos uma mesa com pessoas que nos agradam. Se me sinto à vontade entre os zombadores é porque sou um deles.
O segredo está na Palavra de Deus
“2 Ao contrário, sua satisfação está na lei do SENHOR, e nessa lei medita dia e noite. 3 É como árvore plantada à beira de águas correntes: Dá fruto no tempo certo e suas folhas não murcham. Tudo o que ele faz prospera!”
Os passos acima não são suficientes por si só para nos fazer prosperar. É preciso buscar conhecimento da Palavra de Deus. Para lermos a Bíblia toda em um ano, é preciso dedicar apenas vinte minutos diários para a leitura média de três capítulos. Não posso acreditar que alguém em nosso país encontrará alguma desculpa para dizer que não tem vinte minutos por dia para a leitura da Palavra.
Quanto mais lemos a Palavra de Deus mais nos aproximamos do Senhor. E diz o salmista no salmo acima que o conhecimento e a pratica prazerosa da lei de Deus, são pré-requisitos para alcançarmos felicidade. Isso não quer dizer que quando lemos a Bíblia, de maneira mágica as coisas começam a serem transformadas ao nosso redor, mas sim que nós seremos transformados pelo poder de Deus.
Aquele que tem prazer na leitura e na pratica da Palavra de Deus é como “...árvore plantada à beira de águas correntes: Dá fruto no tempo certo e suas folhas não murcham”, ou seja, tem uma vida correta e fluente, e mais ainda, “Tudo o que ele faz prospera!”, ou, alcança sucessos em seus planos.
Conclusão
Isso é possível, porque quem ama a cumpre a Palavra de Deus, ouve os conselhos de Deus, é influenciado por uma série de servos do altíssimo e aprende palavras que edificam.
Nossa leitura e prática da Palavra de Deus estão diretamente ligadas à nossa felicidade, “8 Não deixe de falar as palavras deste Livro da Lei e de meditar nelas de dia e de noite, para que você cumpra fielmente tudo o que nele está escrito. Só então os seus caminhos prosperarão e você será bem-sucedido.” (Js 1,8)
Feliz 2009
Pr. Marcelo Cianelli (sermão pregado na 11ª IPI no culto de 31/12/08)
Nenhum comentário:
Postar um comentário