Comentários

Quando escrevo algo e publico, sei que me coloco na condição de possível formador de opinião, porém, e quero que isso fique bem claro, tenho plena consciência de que minha opinião é apenas mais uma num universo de bilhões.
Assim, se você puder deixar um comentário sobre os textos que estão postados aqui, será muito interessante.
Se conversarmos sobre nossos dogmas, paradigmas e outras "verdades", poderemos juntos aumentar nosso alcance de visão e passaremos a enxergar um pouco além da ponta de nossos narizes, ou não.

domingo, 21 de dezembro de 2008

Até a Morte de Cruz

Texto: Filipenses 2,5-11

 

5 Seja a atitude de vocês a mesma de Cristo Jesus, 6 que, embora sendo Deus, não considerou que o ser igual a Deus era algo a que devia apegar-se; 7 mas esvaziou-se a si mesmo, vindo a ser servo, tornando-se semelhante aos homens. 8 E, sendo encontrado em forma humana, humilhou-se a si mesmo e foi obediente até a morte, e morte de cruz! 9 Por isso Deus o exaltou à mais alta posição e lhe deu o nome que está acima de todo nome, 10 para que ao nome de Jesus se dobre todo joelho, nos céus, na terra e debaixo da terra, 11 e toda língua confesse que Jesus Cristo é o Senhor, para a glória de Deus Pai.

 Introdução

         A morte e ressurreição de nosso Senhor a Salvador Jesus Cristo, foi a ápice do plano de salvação, para salvar-nos da condenação e dar-nos vida eterna, elaborado por Deus.

         Para que isso acontecesse foi preciso que, da parte de Jesus,  uma serie de ações fossem realizadas, pois como já mencionamos a morte e ressurreição de Cristo foi o ápice do plano da salvação. Quero destacar com os irmãos três destas ações que podemos encontrarar no texto de Filipenses.

 

1ª parte: Ele esvaziou-se de sua Glória

6 que, embora sendo Deus, não considerou que o ser igual a Deus era algo a que devia apegar-se; 7 mas esvaziou-se a si mesmo,...

 

·        A Bíblia nos ensina que Jesus é Deus, “1  NO princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus.” (Jo 1,1). Não um deus menor, ou um semi-deus, Jesus é Deus.

·        Sendo Deus, Jesus em nosso favor aceitou esvaziar-se de sua glória, ou como diz o texto da NVI, esvaziou-se de si mesmo.

·        Jesus abriu mão de parte de seu esplendor em nosso favor.

  

2ª parte: tornou-se homem

...vindo a ser servo, tornando-se semelhante aos homens. 8 E, sendo encontrado em forma humana, humilhou-se a si mesmo...

 

·        Aquele que é Deus, tornou-se homem em nosso favor.

·        O homem tem natureza pecaminosa, “5  Eis que em iniqüidade fui formado, e em pecado me concebeu minha mãe.” (SL 51,5), por isso deveria pagar o preço do seu pecado.

·        Por amor a nós, Jesus aceitou tornar-se homem, para que como humano, sem pecado, sofresse o que estava destinado a nós sofrermos, a morte.


3ª parte: e foi obediente

...e foi obediente até a morte, e morte de cruz!

 

·        Cristo aceitou esvaziar-se de sua glória, aceitou vir habitar entre nós, como um de nós, por obediência.

·        Para Jesus a obediência a Deus estava acima de todas as coisas, inclusive acima de sua própria vontade, "E disse: Aba, Pai, todas as coisas te são possíveis; afasta de mim este cálice; não seja, porém, o que eu quero, mas o que tu queres." (Mc 14, 36).

·        A obediência de Jesus Cristo possibilitou que o plano de salvação elaborado por Deus fosse colocado em prática, e que tudo acontecesse exatamente dentro do plano do Pai.

 Conclusão

Porque Jesus esvaziou-se de Sua glória; porque Jesus aceitou ser homem; porque Jesus foi obediente, “... Deus o exaltou à mais alta posição e lhe deu o nome que está acima de todo nome, 10 para que ao nome de Jesus se dobre todo joelho, nos céus, na terra e debaixo da terra, 11 e toda língua confesse que Jesus Cristo é o Senhor, para a glória de Deus Pai.”.

         Jesus fez o que lhe foi determinado fazer. Nós homens devemos fazer o que esta também está determinado que façamos:

·        10 para que ao nome de Jesus se dobre todo joelho

·        11 e toda língua confesse que Jesus Cristo é o Senhor, para a glória de Deus Pai.”.

(Sermão pregado no culto de adoração da 11ª IPI de Sorocaba em 14/12/08)

 

Nenhum comentário:

Você pode usar os textos que se encontram nesse blog apenas observe o seguinte termo de Uso:

Ao disponibilizar gratuitamente no blog estes textos, tenho por objetivo auxiliar o povo de Deus na proclamação da Palavra.

Todas as informações e recursos aqui contidos podem ser usadas livremente por indivíduos, famílias, igrejas evangélicas e grupos de estudo bíblico, desde que rigorosamente observadas as seguintes condições aqui expressas:

1. É expressamente proibido tirar qualquer proveito financeiro ou de direito autoral a partir das informações e recursos aqui obtidos.

2. É expressamente proibido publicar por quaisquer meios quaisquer informações ou recursos aqui obtidos, na sua totalidade ou em partes, sem autorização contratual prévia por parte do pastor Marcelo Cianelli.

3. É necessário obter autorização do pastor Marcelo Cianelli para utilização das suas informações ou recursos em outros sites ou retransmissores de qualquer natureza, assim como criação de indexadores e referências a partir de outros sites.

4. O pastor Marcelo Cianelli não se responsabiliza por quaisquer danos ocorridos em decorrência do acesso ao site ou utilização dos serviços aqui disponibilizados.

5. A utilização dos textos e quaisquer outras informações ou recursos aqui disponibilizados é de inteira responsabilidade do usuário, cabendo a este ser diligente quanto à proteção das informações contidas em seus equipamentos através do uso de ferramentas anti-vírus, anti-invasores, firewall e outros recursos tecnológicos existentes com objetivo de prevenir, identificar e tratar os riscos à segurança potencialmente presentes durante a navegação na internet e download de informações pela rede.

6. Ao pastor Marcelo Cianelli é reservado o direito de alterar o conteúdo desse blog sem aviso prévio.