Comentários

Quando escrevo algo e publico, sei que me coloco na condição de possível formador de opinião, porém, e quero que isso fique bem claro, tenho plena consciência de que minha opinião é apenas mais uma num universo de bilhões.
Assim, se você puder deixar um comentário sobre os textos que estão postados aqui, será muito interessante.
Se conversarmos sobre nossos dogmas, paradigmas e outras "verdades", poderemos juntos aumentar nosso alcance de visão e passaremos a enxergar um pouco além da ponta de nossos narizes, ou não.

terça-feira, 7 de outubro de 2008

Desde a Antiguidade, ainda não se viu, nem se ouviu um Deus que trabalha por aqueles que Nele esperam.

Texto: Isaias 64,1-9

1 Ah, se rompesses os céus e descesses! Os montes tremeriam diante de ti! 2 Como quando o fogo acende os gravetos e faz a água ferver, desce, para que os teus inimigos conheçam o teu nome e as nações tremam diante de ti! Pois, quando fizeste coisas tremendas,  3 coisas que não esperávamos, desceste, e os montes tremeram diante de ti. 4 Desde os tempos antigos ninguém ouviu, nenhum ouvido percebeu, e olho nenhum viu outro Deus, além de ti, que trabalha para aqueles que nele esperam. 5 Vens ajudar aqueles que praticam a justiça com alegria, que se lembram de ti e dos teus caminhos. Mas, prosseguindo nós em nossos pecados, tu te iraste. Como, então, seremos salvos? 6 Somos como o impuro — todos nós! Todos os nossos atos de justiça são como trapo imundo. Murchamos como folhas, e como o vento as nossas iniqüidades nos levam para longe. 7 que clame pelo teu nome, Não há ninguém que se anime a apegar-se a ti, pois escondeste de nós o teu rosto e nos deixaste perecer por causa das nossas iniqüidades. 8 Contudo, SENHOR, tu és o nosso Pai. Nós somos o barro; tu és o oleiro. Todos nós somos obra das tuas mãos. 9 Não te ires demais, ó SENHOR! Não te lembres constantemente das nossas maldades. Olha para nós! Somos o teu povo!

 Introdução

         Muitas vezes diante das situações difíceis da vida tomamos atitudes que nos levam a piorar o que já nos parecia impossível solucionar. Algumas dessas atitudes são: a perpetuação do desespero e a inércia.

         Quando algo está fora de nosso alcance e depende totalmente de outra pessoa a realização, não temos outra escolha a não ser confiar na capacidade daquele que realizará ou nos dará condições de realizar a tarefa. Esse alguém que estou falando é Deus. Quando confiamos no Senhor e Nele esperamos a solução de nossos problemas, diz a Bíblia que Ele trabalha em nosso favor.

         Vamos ver ao que nos leva o desespero e a inércia. Também vamos verificar o que acontece quando Deus trabalha em nosso favor:

 1ª parte: Desespero

Desespero: Estado de grande desalento, de profunda tristeza ou mágoa; desgosto. Grande preocupação ou inquietação; ansiedade, angústia.  Padecimento físico; tortura. 

·        Em certos momentos da vida todos podem entrar em desespero, porém esse deve ser por um curto espaço de tempo, pois a fé deve nos fazer lembrar que Deus virá em nosso socorro;

·        Outro aspecto que devemos nos lembrar é que o desespero muitas vezes pode nos impedir de encontrar a melhor saída.

2ª parte: Inércia

Inércia: Falta de ação, de atividade; letargia, torpor. Indolência; preguiça.

·        Ficar simplesmente parado, muitas vezes, não é sinal de fé. Muitas vezes as pessoas ficam paradas por pura preguiça e usam como desculpa para sua inércia o “esperar no Senhor”. Esperar em Deus não significa ficar parado no tempo e no espaço.

·        Quando for para ficarmos parados no tempo e no espaço, podemos ter certeza de que Deus nos orientará claramente qual é esse momento.

3ª parte: Esperança

Esperança: Ato de esperar o que se deseja. Expectativa, espera. Fé, confiança em conseguir o que se deseja.

4 Desde os tempos antigos ninguém ouviu, nenhum ouvido percebeu, e olho nenhum viu outro Deus, além de ti, que trabalha para aqueles que nele esperam.

·        Temos duas formas de alcançar aquilo que desejamos. Através de forças próprias, ou então, por outras forças. Por força própria, é quando ouvimos somente o nosso pensamento e buscamos com a força que temos. Por outras forças é quando simplesmente esperamos alguém fazer ou agimos segundo a orientação desse alguém.

·        Esperar em Deus, é justamente fazer a segunda escolha, agir segundo a orientação do Senhor. E a Bíblia diz que aquele que faz isso recebe a promessa de que Deus trabalhará em seu favor.

Conclusão

         Quando não está ao nosso alcance a solução, o desespero não ajudará a solucionar a dificuldade. Por outro lado usarmos nossa limitação como desculpa para não tomar as decisões que devem ser tomadas e colocar as mesmas em prática não deve ser encarado como sinal de fé.

         Devemos agir quando Deus nos manda agir e devemos esperar quando Deus nos manda esperar. O segredo de quando agir ou quando esperar é justamente o esperar em Deus, pois diz a Palavra que quando isso fazemos Ele trabalha em nosso favor e nos mostrará exatamente o que fazer e quando fazer.

Pr. Marcelo Cianelli (mensagem pregada no Culto de Adoração da 11ª IPI em 05/10/08)

 

2 comentários:

Ana disse...

Bom dia pastor,
Esta mensagem é edificante e veio em um momento muito bom. Só não concordo com a inércia, nem toda inércia é preguiça e sim aquele momento em que as forças acabaram e só restaram os gemidos. Porém, nessa hora Deus age e nos levanta. Louvado seja o nome do Senhor

Marcelo Cianelli disse...

Olá Ana, paz.
Primeiro: fico feliz que essa meditação tenha encontrado sua vida em um momento adequado.
Segundo: concordo plenamente com você quando diz que nem toda inércia é preguiça - talvez eu devesse ter explicado melhor para não passar essa impressão.
Muitas vezes a inércia é resultado de lutas intensas que esgotam toda a força existente em nossas vidas. Dessa maneira essa inércia pode até mesmo funcionar como forma de renovarmos nossas forças e refletir se há alguma outra forma de continuar lutando.
Terceiro: quando leio seu comentário fico com a impressão de que você bem sabe do que está falando.
Dessa forma peço ao Senhor, Todo poderoso e aliviador dos sobrecarregados que lhe conduza a campos verdejantes e refrescantes fontes de águas.
Muito obrigado por compartilhar comigo um pouco do que há em seu coração.
Deus a abençoe.

Você pode usar os textos que se encontram nesse blog apenas observe o seguinte termo de Uso:

Ao disponibilizar gratuitamente no blog estes textos, tenho por objetivo auxiliar o povo de Deus na proclamação da Palavra.

Todas as informações e recursos aqui contidos podem ser usadas livremente por indivíduos, famílias, igrejas evangélicas e grupos de estudo bíblico, desde que rigorosamente observadas as seguintes condições aqui expressas:

1. É expressamente proibido tirar qualquer proveito financeiro ou de direito autoral a partir das informações e recursos aqui obtidos.

2. É expressamente proibido publicar por quaisquer meios quaisquer informações ou recursos aqui obtidos, na sua totalidade ou em partes, sem autorização contratual prévia por parte do pastor Marcelo Cianelli.

3. É necessário obter autorização do pastor Marcelo Cianelli para utilização das suas informações ou recursos em outros sites ou retransmissores de qualquer natureza, assim como criação de indexadores e referências a partir de outros sites.

4. O pastor Marcelo Cianelli não se responsabiliza por quaisquer danos ocorridos em decorrência do acesso ao site ou utilização dos serviços aqui disponibilizados.

5. A utilização dos textos e quaisquer outras informações ou recursos aqui disponibilizados é de inteira responsabilidade do usuário, cabendo a este ser diligente quanto à proteção das informações contidas em seus equipamentos através do uso de ferramentas anti-vírus, anti-invasores, firewall e outros recursos tecnológicos existentes com objetivo de prevenir, identificar e tratar os riscos à segurança potencialmente presentes durante a navegação na internet e download de informações pela rede.

6. Ao pastor Marcelo Cianelli é reservado o direito de alterar o conteúdo desse blog sem aviso prévio.