Comentários

Quando escrevo algo e publico, sei que me coloco na condição de possível formador de opinião, porém, e quero que isso fique bem claro, tenho plena consciência de que minha opinião é apenas mais uma num universo de bilhões.
Assim, se você puder deixar um comentário sobre os textos que estão postados aqui, será muito interessante.
Se conversarmos sobre nossos dogmas, paradigmas e outras "verdades", poderemos juntos aumentar nosso alcance de visão e passaremos a enxergar um pouco além da ponta de nossos narizes, ou não.

quinta-feira, 25 de setembro de 2008

"Junto aos rios da Babilônia, ali nos" sentaremos e choraremos.


Educar, segundo os dicionários significa: instruir; doutrinar; domesticar; aclimatar.
Educar, segundo a Bíblia significa: dar orientação suficiente para que quando o educando, alcance a fase adulta, ande nos caminhos de Deus (Pv 22,6); dar orientação suficiente para o filho não envergonhe a mãe (Pv 29,15); dar orientação suficiente para o filho escutar o pai (Pv 1,8; 6,20).

O problema é que em muitos casos não temos visto a pratica do educar, segundo a definição dos dicionários e muito menos segundo a orientação bíblica. Temos visto crianças, adolescentes e jovens sem qualquer tipo de regras, a não ser que a regra seja justamente "não ter regras", ou limites, a não ser que o limite seja justamente o "não ter limites".
Em casa os filhos desobedecem aos pais sem nenhuma cerimônia. E há ainda aqueles que desafiam os pais a tomarem algum tipo de atitude;
Nas escolas vemos professores impossibilitados de desenvolverem sua principal tarefa, que é acrescentar mais saber intelectual, pois os alunos não prestam atenção, não copiam, não ouvem, não param de falar e novamente não param de desafiar;
Nas Igrejas parece que os bancos estão pegando fogo, pois muitos não conseguem ficar neles sentados quinze minutos. E não é que aqui também desafiam!?.

O grande problema é que na maioria desses casos as crianças, os adolescentes e os jovens não recebem nenhum tipo de disciplina, e não estou falando de agressão fisica, atitude que sou contra, pois acredito que um bom diálogo faz coisas íncriveis. Os pais muitas vezes baixam suas cabeças e preferem dizer o quanto os filhos de outras pessoas são mal educados. As escolas são obrigadas a promoverem os alunos de série mesmo os mesmos não sabendo ler e nem escrever. As Igrejas não chamam atenção, pois têm medo que os pais sintam-se ofendidos e decidam ir para outra comunidade, já que a oferta é imensa.

Com isso estamos passando a seguinte mensagem: os transgressores serão premiados. Sim, é isso mesmo. Estamos deixando a certeza, veja que não é nem a impressão, de que filhos desobedientes não ficarão de castigo e ganharão muitos presentes, não porque merecem, mas porque simplesmente eles querem; de que não é necessário estudar, porque no final das contas todos serão promovidos; de que na Igreja não é preciso ter reverência, basta apenas estar dentro dela "de vez em quando".

Não podemos nos esquecer de algo muito importante, biblicamente e culturalmente por meio dos ditados: colhemos o que semeamos. E que tipo de semente temos semeado? Fica aqui a pergunta para refletirmos, e refletirmos de maneira muito séria.

Para os pais, professores, pastores e líderes da nação, fica a Palvra de Deus:  "Lembra-te, pois, de onde caíste, e arrepende-te, e pratica as primeiras obras;" (Ap 2,5). Para que no final não nos reste apenas sentar "junto aos rios da Babilônia e chorar" (Sl 137,1).

Nenhum comentário:

Você pode usar os textos que se encontram nesse blog apenas observe o seguinte termo de Uso:

Ao disponibilizar gratuitamente no blog estes textos, tenho por objetivo auxiliar o povo de Deus na proclamação da Palavra.

Todas as informações e recursos aqui contidos podem ser usadas livremente por indivíduos, famílias, igrejas evangélicas e grupos de estudo bíblico, desde que rigorosamente observadas as seguintes condições aqui expressas:

1. É expressamente proibido tirar qualquer proveito financeiro ou de direito autoral a partir das informações e recursos aqui obtidos.

2. É expressamente proibido publicar por quaisquer meios quaisquer informações ou recursos aqui obtidos, na sua totalidade ou em partes, sem autorização contratual prévia por parte do pastor Marcelo Cianelli.

3. É necessário obter autorização do pastor Marcelo Cianelli para utilização das suas informações ou recursos em outros sites ou retransmissores de qualquer natureza, assim como criação de indexadores e referências a partir de outros sites.

4. O pastor Marcelo Cianelli não se responsabiliza por quaisquer danos ocorridos em decorrência do acesso ao site ou utilização dos serviços aqui disponibilizados.

5. A utilização dos textos e quaisquer outras informações ou recursos aqui disponibilizados é de inteira responsabilidade do usuário, cabendo a este ser diligente quanto à proteção das informações contidas em seus equipamentos através do uso de ferramentas anti-vírus, anti-invasores, firewall e outros recursos tecnológicos existentes com objetivo de prevenir, identificar e tratar os riscos à segurança potencialmente presentes durante a navegação na internet e download de informações pela rede.

6. Ao pastor Marcelo Cianelli é reservado o direito de alterar o conteúdo desse blog sem aviso prévio.