O que é a amizade? Segundo o Aurélio amizade é “
Sentimento fiel de afeição, simpatia, estima ou ternura entre pessoas que geralmente não são ligadas por laços de família ou por atração sexual.”. No sítio Wikipédia, encontramos a seguinte definição para amizade: “
é um relacionamento humano que envolve o conhecimento mútuo e a afeição, além de lealdade ao ponto do altruísmo.
”. Existem muitas outras definições de amizade. O que podemos afirmar com certeza é que amizade é algo bom para os envolvidos nessa relação.
Dentre os muitos textos da Bíblia que falam sobre relacionamento humano quero destacar um que se encontra no livro de Eclesiastes, capítulo 4, dos versículos 9 ao 12: “9 Melhor é serem dois do que um, porque têm melhor paga do seu trabalho. 10 Porque se caírem, um levanta o companheiro; ai, porém, do que estiver só; pois, caindo, não haverá quem o levante. 11 Também, se dois dormirem juntos, eles se aquentarão; mas um só como se aquentará? 12 Se alguém quiser prevalecer contra um, os dois lhe resistirão; o cordão de três dobras não se rebenta com facilidade.”. Esse texto, como na verdade toda a Bíblia, é maravilhoso e fala sobre trabalho mútuo, auxílio, sobrevivência e empenho, coisas essas que quando sabemos que temos à disposição deixam-nos mais tranquilos.
No final do texto o profeta fala sobre o cordão de três dobras, que é uma corda formada por três cordões entrelaçados a qual não se parte com facilidade. Apropriando-me dessa metáfora quero expressar o que para mim são as três dobras do cordão da amizade. Pode ser que para você elas sejam outras, mas penso que elas são a transparência, a lealdade e a gratidão.
Transparência por que na minha maneira de ver a vida é impossível que exista amizade sem que ela esteja presente. Os amigos precisam ser intimamente conhecidos uns dos outros. Para que exista amizade as pessoas precisam saber com quem realmente estão lidando. Amigos não devem ser fingidos uns para com os outros, não devem precisar fingir ser quem não são. Amigos precisam ter liberdade de expressar sua verdadeira opinião sobre os mais diversos assuntos sem medo. Amigos devem ter liberdade de dizer uns aos outros do que gostam e do que não gostam. Claro que sabemos que a transparência tem seus limites e que existem coisas particulares que devem permanecer particulares, a transparência entre amigos respeita até essa liberdade.
Se não temos liberdade para sermos nós mesmos na presença de uma pessoa, guardados alguns momentos, podemos ter na nossa frente um ótimo colega, mas não um amigo verdadeiro.
Preste atenção na bíblia e perceba o quanto Deus é transparente. Ele deixa bem claro o que é que gosta e não gosta, o que quer e o que não quer, o que permite e o que não permite, o que fará e o que não fará. Através da bíblia Deus não se esconde, Ele se revela.
E nós, o quanto temos sido transparentes para com nossos amigos e para com Deus?
Agora vem a lealdade. Veja as características da lealdade: “Sincero, franco, honesto e fiel aos seus compromissos”. Agora responda, é possível existir amizade sem que exista lealdade? Em minha opinião a resposta é não. Sem lealdade não é possível existir amizade, não basta ser transparente é preciso ser leal.
Amigos têm a obrigação de serem fiéis uns aos outros. Imagine só ser transparente a alguém que pretende usar isso contra você? Meu Deus, que perigo! Alguém que se aproveita da ausência do outro para falar mal, fazer fofocas, criar intrigas e outras coisas, não está sendo leal. Amigo leal não pula do barco e fica olhando o outro afundar sozinho, ou pula para buscar ajuda ou afunda junto.
Na lealdade habita a confiança e a fidelidade. Os médicos, os padres, os pastores, os terapeutas devem ser leais ao que ouvem em suas salas, quanto mais um amigo ao que ouve ao pé do ouvido.
Deus é leal a nós. Jesus disse que nunca nos abandonará e que todos aqueles que foram entregues em suas mãos não serão perdidos jamais. Deus promete que ainda que ofereçamos um pequeno copo d’água ao necessitado isso não passará despercebido e a devida recompensa é certa.
E nós, o quanto temos sido leais para com nossos amigos e para com Deus?
Por último a gratidão, que é o reconhecimento por um benefício recebido. Nenhum de nós é onipotente, somente Deus tem essa qualidade, todos precisamos de ajuda.
Penso que se ajudar é uma obrigação de todos, reconhecer a ajuda recebida também é uma obrigação.
O problema é que existem pessoas que acreditam que o mundo gira em torno delas e que todos têm a obrigação de socorrê-las e elas não tem a obrigação de ter gratidão. Existem outros que são ajudados o tempo todo e quando não recebem o auxilio uma vez agem como se nunca tivessem sido socorridos. Esses são os famosos ingratos.
Uma amizade deve ser recheada de gratidão. Devemos reconhecer os esforços daqueles que dedicam tempo e energia para nos ajudar.
A gratidão é um sentimento cheio de ternura e nobreza, ela é bonita, aconchegante e reconfortante.
Deus é grato a nós? Jesus disse que se dermos de beber, comer, vestir e onde descansar aos necessitados, Ele irá considerar que estamos fazendo isso como se fosse para Ele mesmo. Assim Deus reconhece o que fazemos, assim Ele demonstra gratidão.
E nós, o quanto temos sido gratos para com os que nos ajudam e para com Deus?
O seu cordão pode ter outras dobras, o que eu respeito, o meu tem essas, pois acredito piamente que para eu chamar você de amigo você precisa ser transparente, leal e grato comigo e que para você me chamar de amigo eu preciso ser transparente, leal e grato com você. E que para sermos amigos de Deus, em Cristo, precisamos ser transparentes, leais e gratos a Ele.
Deus nos abençoe.
Nenhum comentário:
Postar um comentário