Comentários

Quando escrevo algo e publico, sei que me coloco na condição de possível formador de opinião, porém, e quero que isso fique bem claro, tenho plena consciência de que minha opinião é apenas mais uma num universo de bilhões.
Assim, se você puder deixar um comentário sobre os textos que estão postados aqui, será muito interessante.
Se conversarmos sobre nossos dogmas, paradigmas e outras "verdades", poderemos juntos aumentar nosso alcance de visão e passaremos a enxergar um pouco além da ponta de nossos narizes, ou não.

domingo, 10 de janeiro de 2010

Frases que dizemos

Introdução
         Como evangélicos estamos muitos acostumados a falar o “idioma” evangeliquês (uso de palavras comuns dentre os crentes). Brincadeiras à parte é claro que sabemos que isso é uma questão cultural, pois todo grupo desenvolve suas particularidades, tais como, gestos, jeito de falar, expressões faciais, etc. Dentre as expressões que usamos, existem algumas que de tão usadas extrapolam o circulo religioso e são usadas em larga escala por todo o povo brasileiro.
          Mas, antes de vermos algumas delas, quero deixar algo claro. Retire do rol de suas crenças, a de que, as palavras simplesmente têm poderes mágicos. Palavras têm força de influência. Você pede a Deus, e Ele por graça e misericórdia atende. Você pede ao seu próximo e ele por graça, misericórdia, interesse ou desinteresse atende. Mas esqueça do poder “mágico” das palavras, pois elas puras e simples, ditas por superstição não tem poder algum.
          Nossas palavras devem ser acompanhadas de um comportamento que coincidam com elas, caso contrário, não passam de hipocrisia.
          Agora sim, vamos a elas:

1ª parte: Em nome de Jesus
17 Tudo o que fizerem, seja em palavra ou em ação, façam-no em nome do Senhor Jesus, dando por meio dele graças a Deus Pai. (Col 3,17)

• Quando queremos dar força às nossas palavras, costumamos usar a frase: “Em nome de Jesus”. Isso claramente da ares de autoridade ao que queremos afirmar. Exemplos:

Você assume esse compromisso? “Sim, em nome de Jesus”;
Você está falando a verdade? “Sim, em nome de Jesus”;
Será que isso vai dar certo? “Claro, em nome de Jesus”.

• Nossas ações e nossas palavras são resultado de nossos pensamentos, ou seja, o que eu penso, falo ou faço mostram em nome de quem eu estou falando, do meu ou do meu Senhor;

• Em nome de Jesus, significa que:
1. O senhor está ciente;
2. O Senhor nos autoriza;
3. O Senhor concorda;
4. O Senhor não será envergonhado.

2ª parte: Se Deus quiser
13 Ouçam agora, vocês que dizem: “Hoje ou amanhã iremos para esta ou aquela cidade, passaremos um ano ali, faremos negócios e ganharemos dinheiro”. 14 Vocês nem sabem o que lhes acontecerá amanhã! Que é a sua vida? Vocês são como a neblina que aparece por um pouco de tempo e depois se dissipa. 15 Ao invés disso, deveriam dizer: “Se o Senhor quiser, viveremos e faremos isto ou aquilo”. (Tg 4,13-16)

• Quando queremos muito que algo aconteça, costumamos usar a frase: “Se Deus quiser”.
• O problema é que muitos quando usam essa frase, não estão realmente preocupados com o que Deus quer, mas sim, com o que eles querem, e usam essa frase como quem obriga Deus a realizar algo. Muitos costumam até mesmo a estender a frase: “Se Deus quiser, e ele há de querer”.
• Veja o que Tiago diz: “14 Vocês nem sabem o que lhes acontecerá amanhã! Que é a sua vida? Vocês são como a neblina que aparece por um pouco de tempo e depois se dissipa”, ou seja, não sabemos de nada, e quem não sabe de nada, não tem condições de saber ou realizar o que é perfeito.
• Temos de estar realmente preocupados em saber qual é a vontade de Deus e aceita-la.

• Se Deus quiser, significa que:
1. Deus está no controle de tudo;
2. Aceitamos submissos a vontade do Senhor.

3ª parte: Graças a Deus
18 Dêem graças em todas as circunstâncias, pois esta é a vontade de Deus para vocês em Cristo Jesus. (I Ts 5,18)

• Quando algo acontece da maneira que esperamos, usamos a frase: “Graças a Deus". Quando algo acontece de maneira diferente à esperada, ficamos indignados. E muitos infelizmente usam uma das expressões mais cruéis que eu conheço: “Deus me abandonou”.
• Paulo no ensina que devemos render “graças em todas as circunstâncias”, não apenas naquelas que achamos boas. Veja um ótimo exemplo:

13 E sucedeu um dia, em que seus filhos e suas filhas comiam, e bebiam vinho, na casa de seu irmão primogênito, 14 Que veio um mensageiro a Jó, e lhe disse: Os bois lavravam, e as jumentas pastavam junto a eles; 15 E deram sobre eles os sabeus, e os tomaram, e aos servos feriram ao fio da espada; e só eu escapei para trazer-te a nova. 16 Estando este ainda falando, veio outro e disse: Fogo de Deus caiu do céu, e queimou as ovelhas e os servos, e os consumiu, e só eu escapei para trazer-te a nova. 17 Estando ainda este falando, veio outro, e disse: Ordenando os caldeus três tropas, deram sobre os camelos, e os tomaram, e aos servos feriram ao fio da espada; e só eu escapei para trazer-te a nova. 18 Estando ainda este falando, veio outro, e disse: Estando teus filhos e tuas filhas comendo e bebendo vinho, em casa de seu irmão primogênito, 19 Eis que um grande vento sobreveio dalém do deserto, e deu nos quatro cantos da casa, que caiu sobre os jovens, e morreram; e só eu escapei para trazer-te a nova. 20 Então Jó se levantou, e rasgou o seu manto, e rapou a sua cabeça, e se lançou em terra, e adorou. 21 E disse: Nu saí do ventre de minha mãe e nu tornarei para lá; o SENHOR o deu, e o SENHOR o tomou: bendito seja o nome do SENHOR. 22 Em tudo isto Jó não pecou, nem atribuiu a Deus falta alguma. (Jó 1,13-22)

• Jó sabia o que significa dar graças a Deus. Dificilmente encontraremos exemplo melhor que esse do que é dizer “graças a Deus”. E quando o texto nos diz que Jó não pecou, significa que ele não deu essa declaração por hipocrisia e sim com sinceridade.

• Graças a Deus, significa que:
1. Somos gratos a Deus pela vida;
2. Somos gratos a Deus pelas lutas;
3. Somos gratos a Deus pelas vitórias;
4. Somos gratos a Deus por TUDO.

Conclusão
          Como vimos no começo, se usarmos essas palavras acreditando que elas de maneira “mágica” farão nossa vida progredir, nada de bom acontecerá.
          Por outro lado, ser usarmos essas palavras com fé, esperança, submissão e ação. Vamos entender e experimentar o poder do nome de Jesus (Jo 16,24), a perfeição da vontade de Deus (Rm 12,2) e a suficiência da graças de Deus (II Co 12,7-10) e seremos salvos.

Nenhum comentário:

Você pode usar os textos que se encontram nesse blog apenas observe o seguinte termo de Uso:

Ao disponibilizar gratuitamente no blog estes textos, tenho por objetivo auxiliar o povo de Deus na proclamação da Palavra.

Todas as informações e recursos aqui contidos podem ser usadas livremente por indivíduos, famílias, igrejas evangélicas e grupos de estudo bíblico, desde que rigorosamente observadas as seguintes condições aqui expressas:

1. É expressamente proibido tirar qualquer proveito financeiro ou de direito autoral a partir das informações e recursos aqui obtidos.

2. É expressamente proibido publicar por quaisquer meios quaisquer informações ou recursos aqui obtidos, na sua totalidade ou em partes, sem autorização contratual prévia por parte do pastor Marcelo Cianelli.

3. É necessário obter autorização do pastor Marcelo Cianelli para utilização das suas informações ou recursos em outros sites ou retransmissores de qualquer natureza, assim como criação de indexadores e referências a partir de outros sites.

4. O pastor Marcelo Cianelli não se responsabiliza por quaisquer danos ocorridos em decorrência do acesso ao site ou utilização dos serviços aqui disponibilizados.

5. A utilização dos textos e quaisquer outras informações ou recursos aqui disponibilizados é de inteira responsabilidade do usuário, cabendo a este ser diligente quanto à proteção das informações contidas em seus equipamentos através do uso de ferramentas anti-vírus, anti-invasores, firewall e outros recursos tecnológicos existentes com objetivo de prevenir, identificar e tratar os riscos à segurança potencialmente presentes durante a navegação na internet e download de informações pela rede.

6. Ao pastor Marcelo Cianelli é reservado o direito de alterar o conteúdo desse blog sem aviso prévio.