Comentários

Quando escrevo algo e publico, sei que me coloco na condição de possível formador de opinião, porém, e quero que isso fique bem claro, tenho plena consciência de que minha opinião é apenas mais uma num universo de bilhões.
Assim, se você puder deixar um comentário sobre os textos que estão postados aqui, será muito interessante.
Se conversarmos sobre nossos dogmas, paradigmas e outras "verdades", poderemos juntos aumentar nosso alcance de visão e passaremos a enxergar um pouco além da ponta de nossos narizes, ou não.

sábado, 19 de setembro de 2009

Deus no coração

Ouço muito a expressão: "Deus no coração". Se alguém sofre injustiça e não busca vingança, é porque tem Deus no coração. Se alguém é cobrado por alguma falta que cometeu, mas não quer adimiti-lá, sai com essa: "Eu tenho Deus no coração". Se alguém faz algo de bom para poucos ou para muitos, escutamos em coro: “Ele tem Deus no coração”.
Bem, a pergunta que faço é a seguinte: "será que todas essas pessoas tem realmente Deus no coração?". Por exemplo, um homem é casado com uma só mulher e é fiel a ela. Esse homem trata muito bem seus filhos e lhes oferece uma boa educação. Ele também paga todas as suas contas em dia, é bondoso com todas as pessoas que estão à sua volta. Ah! E todo domingo ele vai à igreja. Será que esse homem tem Deus no coração? Bem. Faltou uma informação, sem que nenhuma das pessoas que dizem que esse homem tem Deus no coração saibam, ele é um assassino profissional, ou seja, recebe dinheiro para matar. Pergunto novamente, esse homem tem Deus no coração?
Sim ou não? Como você sabe? Se de um lado ele faz algo de bom, do outro ele faz algo ruim. Será que quem tem Deus no coração  não faz nada de errado? Será que existe alguém capaz de praticar apenas o bem?
Você pode dizer: “Quem tem Deus no coração erra, mas, matar não mata”. Bem, João diz que alguém que odeie a seu irmão já é um assassino (1Jo 3,15).
A verdade é que ninguém faz só o bem ou só o mal, todos fazem os dois. Por isso não dá para saber se alguém tem Deus no coração somente pelo seu comportamento.
Quando nos baseamos nos feitos de alguém para termos certeza disso, estamos afirmando que essa pessoa tem condições de fazer com Deus habite nele por meio do merecimento, ou seja, o homem seria capaz de conquistar para si a salvação.
Pergunto:
1 - Se tantas pessoas têm Deus no coração, por que o mundo está do jeito que está?;
2 - Se tantas pessoas têm Deus no coração, por que a família está à beira da ruína?;
3 - Se tantas pessoas têm Deus no coração, por que não receberam Jesus como seu único e suficiente Salvador?
Para ter Deus no coração é preciso ter Jesus como salvador, pois, ninguém tem acesso a Deus se não for por meio de Cristo, muito menos é morada do altíssimo sem a mediação de Jesus.
Você pode até dizer: "Ah! Mas ele é bom." Isso o próprio Cristo já respondeu quando disse que, "Somente Deus é bom" (Mt 19,17).
Não quero condenar, julgar, polemizar ou irritar a ninguém. Mas, o que penso é que, muitos dos que dizemos, ou auto-proclamam, ter Deus no coração, na realidade não têm, só não sabem disso.
Pois, como pode qualquer pessoa que tenha Deus no coração, dizer que Ele não existe; dizer que Cristo não é o seu salvador. Ou, alguém vai tentar me convencer de que há alguém que seja salvo e não sabe?
O que  faz Deus habitar em nosso coração não é o que fazemos, mas sim, no que cremos (Ef 2,8), no caso, em Cristo. Por outro lado o que nos afasta de Deus são os nossos pecados (Is 59,2), ou seja, nosso comportamento serve para nos afastar de Deus e nossa fé serve para nos aproximar do Senhor.
Assim, o nosso comportamento não serve para fazer Deus habitar em nós, somente a nossa fé. E também sabemos que a fé tem seus desdobramentos, inclusive a prática do bem.
E o bem que as pessoas fazem? Ora, até mesmo nós que somos maus, podemos fazer o bem (Mt 7,11). Mas fazer Deus habitar em nossos corações, isso só Cristo pode fazer (ITm 2,5).
Não vou entrar aqui no mérito da necessidade e da obrigação de fazermos o bem, pois isso é inegável. Nem quero defender que quem tem fé não precisa se preocupar com o seu comportamento.
O que quero analisar é a afirmação, Deus no coração. Se desejarmos que Deus habite no coração de muitos, devemos dizer a todas pessoas que apesar das coisas boas que fazem, elas continuam sendo pecadoras. Mas que, mesmo sendo pecadoras, Deus quer habitar em seus corações, por meio da salvação oferecida em Cristo.

Obs: o quantidade imensa da expressão “Deus no coração” é proposital.

Nenhum comentário:

Você pode usar os textos que se encontram nesse blog apenas observe o seguinte termo de Uso:

Ao disponibilizar gratuitamente no blog estes textos, tenho por objetivo auxiliar o povo de Deus na proclamação da Palavra.

Todas as informações e recursos aqui contidos podem ser usadas livremente por indivíduos, famílias, igrejas evangélicas e grupos de estudo bíblico, desde que rigorosamente observadas as seguintes condições aqui expressas:

1. É expressamente proibido tirar qualquer proveito financeiro ou de direito autoral a partir das informações e recursos aqui obtidos.

2. É expressamente proibido publicar por quaisquer meios quaisquer informações ou recursos aqui obtidos, na sua totalidade ou em partes, sem autorização contratual prévia por parte do pastor Marcelo Cianelli.

3. É necessário obter autorização do pastor Marcelo Cianelli para utilização das suas informações ou recursos em outros sites ou retransmissores de qualquer natureza, assim como criação de indexadores e referências a partir de outros sites.

4. O pastor Marcelo Cianelli não se responsabiliza por quaisquer danos ocorridos em decorrência do acesso ao site ou utilização dos serviços aqui disponibilizados.

5. A utilização dos textos e quaisquer outras informações ou recursos aqui disponibilizados é de inteira responsabilidade do usuário, cabendo a este ser diligente quanto à proteção das informações contidas em seus equipamentos através do uso de ferramentas anti-vírus, anti-invasores, firewall e outros recursos tecnológicos existentes com objetivo de prevenir, identificar e tratar os riscos à segurança potencialmente presentes durante a navegação na internet e download de informações pela rede.

6. Ao pastor Marcelo Cianelli é reservado o direito de alterar o conteúdo desse blog sem aviso prévio.