Comentários

Quando escrevo algo e publico, sei que me coloco na condição de possível formador de opinião, porém, e quero que isso fique bem claro, tenho plena consciência de que minha opinião é apenas mais uma num universo de bilhões.
Assim, se você puder deixar um comentário sobre os textos que estão postados aqui, será muito interessante.
Se conversarmos sobre nossos dogmas, paradigmas e outras "verdades", poderemos juntos aumentar nosso alcance de visão e passaremos a enxergar um pouco além da ponta de nossos narizes, ou não.

sexta-feira, 15 de maio de 2009

Vamos ser usados por Deus?

17  Então eles lhe disseram: Não temos aqui senão cinco pães e dois peixes. (Mt 14,17)

          A Bíblia nos fala do dia em que Jesus alimentou milhares de pessoas a partir de cinco pães e dois peixes.
          Já era final do dia quando os discípulos disseram a Jesus que as pessoas deveriam ser despedidas para que desse tempo de se alimentarem. O Senhor disse aos discípulos que eles mesmos deveriam dar solução para aquela necessidade.
         A resposta que Jesus recebeu foi que a única comida disponível eram cinco pães e dois peixes pertencentes a um jovem da multidão. A partir da informação da existência desse alimento Jesus realiza um grande milagre, multiplicando o que se tinha de forma que o resultado foi que todas as pessoas se fartaram de pão e peixe e ainda sobrou comida para encher doze cestos.
         Algumas considerações;
  • Jesus para suprir as necessidades do povo realizou um milagre;
  • Para oferecer alimento ä multidão Jesus poderia até mesmo transformar pedras em pães, mas escolheu multiplicar algo que alguém lhe ofertou;
  • Cinco pães e dois peixes era pouco para milhares de pessoas, por outro lado era tudo que o jovem possuía.
         Algumas conclusões:
  • Algumas pessoas podem acreditar que o quem tem para oferecer a Deus é pouco, porém quando esse “pouco” é o seu melhor Deus multiplica as capacidades;
  • Deus usa pessoas humildes e desconhecidas de muitos;
  • Se o que temos pode ser usado por Jesus para abençoar a vida de outras pessoas, inclusive a nossa, por que não entregar a Jesus?
         Devemos usar nossos talentos a serviço de Deus, pois o que temos para oferecer não é pouco e também não é muito, é sim o suficiente para que Deus nos use para ser benção na vida de milhares de pessoas.
Vamos ser usados por Deus?
Pr. Marcelo Cianelli

domingo, 10 de maio de 2009

Cansados e Sobrecarregados


Texto: Mateus 11,25-30
25 Naquela ocasião Jesus disse: “Eu te louvo, Pai, Senhor dos céus e da terra, porque escondeste estas coisas dos sábios e cultos, e as revelaste aos pequeninos.26 Sim, Pai, pois assim foi do teu agrado.27 “Todas as coisas me foram entregues por meu Pai. Ninguém conhece o Filho a não ser o Pai, e ninguém conhece o Pai a não ser o Filho e aqueles a quem o Filho o quiser revelar.28 “Venham a mim, todos os que estão cansados e sobrecarregados, e eu lhes darei descanso.29 Tomem sobre vocês o meu jugo e aprendam de mim, pois sou manso e humilde de coração, e vocês encontrarão descanso para as suas almas.30 Pois o meu jugo é suave e o meu fardo é leve”.
 Introdução
 Para que possamos experimentar o descanso é preciso antes conhecer o cansaço. Só conseguiremos realmente desfrutar do prazer que o descanso oferece quando o esgotamento prevalecer sobre nós.
Existem vários tipos de descanso, bem como existem vários tipos de cansaços. Por exemplo, existe o cansaço de brincar com os filhos o dia todo e à noite experimentar o descanso de uma boa noite de sono.
Existe também o cansaço de tentar dialogar com alguém o dia todo, só conseguindo chegar a brigas e discussões, experimentando uma noite mal dormida, remoendo todas as ofensas ditas e ouvidas.
Assim, existem cansaços que provocam prazer e outros que provocam tristezas. Com os cansaços que provocam prazer a energia rapidamente é renovada. Com os cansaços que provocam tristezas a energia demora a ser renovada, e tantas vezes sequer é renovada.
Gostaríamos que nossa vida fosse recheada com muito mais prazer do que tristeza, e muitas vidas são realmente assim. Porém, nem sempre está ao nosso alcance escolher, pois o desfecho de nossos eventos diários dependem de uma série de fatores que não estão sob nosso controle.
Por isso tudo ficamos cansados e sobrecarregados:
Cansados e Sobrecarregados
Cansaço: Falta de forças
Sobrecarregado: Aquele que sofre muitas pressões
 Características
  • Fadiga mental e física;
  • Dores de cabeça;
  • Problemas de estomago e mal-estar;
  • Perda de rendimento no trabalho;
  • Irritação;
  • Falta de concentração;
  • Baixa auto-estima;
  • Perda da personalidade;
  • Falta de perspectivas em relação ao futuro;
  • Abuso de álcool;
  • Drogas;
  • Impaciência com os outros.
 Comportamento
  • Não procurar ajuda e tentar resolver sozinho;
  • Esperar que o problema se resolva sozinho. Apatia;
  • Procurar ajuda quando está quase tudo perdido;
  • Esperar que outros pessoas resolvam o problema;
 Vinde a mim, e vocês encontrarão descanso para as suas almas.
Pressões não são um problema quando você tem forças para enfrenta-las;
  • Você só consegue renovar suas forças descansando;
  • Algumas características do descanso: Apoio, proteção, alívio, consolo;
  • Muitas pessoas ficam decepcionadas achando que Cristo deveria oferecer a elas  uma vida sem dificuldades.
  • O que Jesus está oferecendo é a renovação de suas forças, não a extinção de seus problemas.
Conclusão
 Se cansar não é pecado. Muitas pessoas sentem-se cansadas.
 São muitos tipos de cansaços. Você pode até mesmo estar cansado de ficar resolvendo o problemas de outras pessoas, ou seja, pode estar cansado de ser o solução dos outros.
 Ouça as palavras de Davi:
"Já estou cansado do meu gemido, toda a noite faço nadar a minha cama; molho o meu leito com as minhas lágrimas,"  (Salmos 6,6)
Sabedor disso, Cristo nos oferece alívio necessário para suportar o cansaço. Ele não nos livra de lutar, pois lutas são necessárias para que nos tornemos vencedores. Por outro lado, Ele nos da força e alivio necessários para que não nos tornemos fracos e perdedores.
Pr. Marcelo Cianelli (Mensagem pregado na 11ª IPI de Sorocaba em 03/05/09)

Você pode usar os textos que se encontram nesse blog apenas observe o seguinte termo de Uso:

Ao disponibilizar gratuitamente no blog estes textos, tenho por objetivo auxiliar o povo de Deus na proclamação da Palavra.

Todas as informações e recursos aqui contidos podem ser usadas livremente por indivíduos, famílias, igrejas evangélicas e grupos de estudo bíblico, desde que rigorosamente observadas as seguintes condições aqui expressas:

1. É expressamente proibido tirar qualquer proveito financeiro ou de direito autoral a partir das informações e recursos aqui obtidos.

2. É expressamente proibido publicar por quaisquer meios quaisquer informações ou recursos aqui obtidos, na sua totalidade ou em partes, sem autorização contratual prévia por parte do pastor Marcelo Cianelli.

3. É necessário obter autorização do pastor Marcelo Cianelli para utilização das suas informações ou recursos em outros sites ou retransmissores de qualquer natureza, assim como criação de indexadores e referências a partir de outros sites.

4. O pastor Marcelo Cianelli não se responsabiliza por quaisquer danos ocorridos em decorrência do acesso ao site ou utilização dos serviços aqui disponibilizados.

5. A utilização dos textos e quaisquer outras informações ou recursos aqui disponibilizados é de inteira responsabilidade do usuário, cabendo a este ser diligente quanto à proteção das informações contidas em seus equipamentos através do uso de ferramentas anti-vírus, anti-invasores, firewall e outros recursos tecnológicos existentes com objetivo de prevenir, identificar e tratar os riscos à segurança potencialmente presentes durante a navegação na internet e download de informações pela rede.

6. Ao pastor Marcelo Cianelli é reservado o direito de alterar o conteúdo desse blog sem aviso prévio.