Texto: Isaias 64,1-9
1 Ah, se rompesses os céus e descesses! Os montes tremeriam diante de ti! 2 Como quando o fogo acende os gravetos e faz a água ferver, desce, para que os teus inimigos conheçam o teu nome e as nações tremam diante de ti! Pois, quando fizeste coisas tremendas, 3 coisas que não esperávamos, desceste, e os montes tremeram diante de ti. 4 Desde os tempos antigos ninguém ouviu, nenhum ouvido percebeu, e olho nenhum viu outro Deus, além de ti, que trabalha para aqueles que nele esperam. 5 Vens ajudar aqueles que praticam a justiça com alegria, que se lembram de ti e dos teus caminhos. Mas, prosseguindo nós em nossos pecados, tu te iraste. Como, então, seremos salvos? 6 Somos como o impuro — todos nós! Todos os nossos atos de justiça são como trapo imundo. Murchamos como folhas, e como o vento as nossas iniqüidades nos levam para longe. 7 que clame pelo teu nome, Não há ninguém que se anime a apegar-se a ti, pois escondeste de nós o teu rosto e nos deixaste perecer por causa das nossas iniqüidades. 8 Contudo, SENHOR, tu és o nosso Pai. Nós somos o barro; tu és o oleiro. Todos nós somos obra das tuas mãos. 9 Não te ires demais, ó SENHOR! Não te lembres constantemente das nossas maldades. Olha para nós! Somos o teu povo!
Muitas vezes diante das situações difíceis da vida tomamos atitudes que nos levam a piorar o que já nos parecia impossível solucionar. Algumas dessas atitudes são: a perpetuação do desespero e a inércia.
Quando algo está fora de nosso alcance e depende totalmente de outra pessoa a realização, não temos outra escolha a não ser confiar na capacidade daquele que realizará ou nos dará condições de realizar a tarefa. Esse alguém que estou falando é Deus. Quando confiamos no Senhor e Nele esperamos a solução de nossos problemas, diz a Bíblia que Ele trabalha em nosso favor.
Vamos ver ao que nos leva o desespero e a inércia. Também vamos verificar o que acontece quando Deus trabalha em nosso favor:
Desespero: Estado de grande desalento, de profunda tristeza ou mágoa; desgosto. Grande preocupação ou inquietação; ansiedade, angústia. Padecimento físico; tortura.
· Em certos momentos da vida todos podem entrar em desespero, porém esse deve ser por um curto espaço de tempo, pois a fé deve nos fazer lembrar que Deus virá em nosso socorro;
· Outro aspecto que devemos nos lembrar é que o desespero muitas vezes pode nos impedir de encontrar a melhor saída.
Inércia: Falta de ação, de atividade; letargia, torpor. Indolência; preguiça.
· Ficar simplesmente parado, muitas vezes, não é sinal de fé. Muitas vezes as pessoas ficam paradas por pura preguiça e usam como desculpa para sua inércia o “esperar no Senhor”. Esperar em Deus não significa ficar parado no tempo e no espaço.
· Quando for para ficarmos parados no tempo e no espaço, podemos ter certeza de que Deus nos orientará claramente qual é esse momento.
3ª parte: Esperança
Esperança: Ato de esperar o que se deseja. Expectativa, espera. Fé, confiança em conseguir o que se deseja.
4 Desde os tempos antigos ninguém ouviu, nenhum ouvido percebeu, e olho nenhum viu outro Deus, além de ti, que trabalha para aqueles que nele esperam.
· Temos duas formas de alcançar aquilo que desejamos. Através de forças próprias, ou então, por outras forças. Por força própria, é quando ouvimos somente o nosso pensamento e buscamos com a força que temos. Por outras forças é quando simplesmente esperamos alguém fazer ou agimos segundo a orientação desse alguém.
· Esperar em Deus, é justamente fazer a segunda escolha, agir segundo a orientação do Senhor. E a Bíblia diz que aquele que faz isso recebe a promessa de que Deus trabalhará em seu favor.
Conclusão
Quando não está ao nosso alcance a solução, o desespero não ajudará a solucionar a dificuldade. Por outro lado usarmos nossa limitação como desculpa para não tomar as decisões que devem ser tomadas e colocar as mesmas em prática não deve ser encarado como sinal de fé.
Devemos agir quando Deus nos manda agir e devemos esperar quando Deus nos manda esperar. O segredo de quando agir ou quando esperar é justamente o esperar em Deus, pois diz a Palavra que quando isso fazemos Ele trabalha em nosso favor e nos mostrará exatamente o que fazer e quando fazer.
Pr. Marcelo Cianelli (mensagem pregada no Culto de Adoração da 11ª IPI em 05/10/08)