Comentários

Quando escrevo algo e publico, sei que me coloco na condição de possível formador de opinião, porém, e quero que isso fique bem claro, tenho plena consciência de que minha opinião é apenas mais uma num universo de bilhões.
Assim, se você puder deixar um comentário sobre os textos que estão postados aqui, será muito interessante.
Se conversarmos sobre nossos dogmas, paradigmas e outras "verdades", poderemos juntos aumentar nosso alcance de visão e passaremos a enxergar um pouco além da ponta de nossos narizes, ou não.

sábado, 25 de junho de 2011

Tenha bom ânimo

"Tenho-vos dito isto, para que em mim tenhais paz; no mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo, eu venci o mundo." (Jo 16,33)

Muitas vezes quando conversamos acabamos direcionando a conversa por aquele caminho que termina na reclamação da dificuldade da vida. 

Muitos de nós protestantes, infelizmente por sinal, temos a ideia que somente nós temos sofrimento e dificuldades. Achamos que aqueles que não são cristãos estão nadando em facilidades e as portas estão abertas à sua frente. Isso é um grande engano, pois, todas as pessoas, sem excesão têm algum tipo de dificuldade em suas vidas.

As aflições fazem parte da vida, assim também como as vitórias fazem parte da vida. Nessa semana, apesar de ser sãopaulino, acompanhei a final da Libertadores da América, entre Santos e Penharol. Depois da conquista, em muitas entrevistas, os jogadores santistas destacaram a dificuldade que foi vencer esse torneio. Pensei comigo, o que queriam os jogadores, ganhar fácil? São dezenas de clubes, técnicos, centenas de jogadores, milhões de torcedores, todos querendo um único troféu. É óbvio que para ganhar esse troféu a luta tem que ser intensa até o final.
Sei que a vida não é um jogo de futebol. Sei que somos muito mais importantes que um troféu feito de metal. Por outro lado, sei também que existem milhares de atletas muito mais empenhados em ganhar um troféu feito de metal do que milhoes de pessoas empenhadas em serem felizes.

O triste é que muitas vezes a desistência tem uma única explicação: "É difícil!". Ou seja, infelizmente, muitos desistem de sua felicidade simplemente porque chegam à conclusão, verdadeira por sinal, de que alcançar a felicidade não é fácil.

Mas pergunto: "O que na vida é fácil?". Alguém poderia responder: "desistir, é fácil!". Desistir pode ser mais fácil que continuar lutando, mas conviver com as consequências da desistência é tão difícil quanto conviver com as dificuldades  existentes em continuar lutando para se alcançar o que deseja.

No texto bíblico não encontramos nada que diga que a vida é fácil, pelo contrário, encontramos muitas passagens que fazem referências às dificuldades. A verdade é que o fato de algo ser difícil de ser alcançado não é motivo para a desistência em tentar alcança-lo.

Quando lutamos por algo que queremos, nada garante que conseguiremos alcançar aquilo que desejamos. Por outro lado, quando não lutamos por algo que desejamos, é certo que não conseguiremos alcançar aquilo que queremos.

As dificuldades da vida são certas, Jesus já afirmou isso. Mas, Jesus quando afirmou que no mundo teríamos aflições, o fez não para causar desanimo em nossas almas, pelo contrário, o que ele queria era trazer conforto para nosso coração sofrido, pois também afirma que já venceu o mundo.

Se mesmo vivendo em Cristo as aflições são certas, também são certas as vitórias, pois ter dificuldades é uma constatação e ter vitórias é uma promessa que nosso Deus nos faz. E a palavra nos ensina que o Senhor cumpre tudo o que promete.

Continuemos lutando e tentando, pois em Cristo a vitória é certa.

sexta-feira, 17 de junho de 2011

Perdão

Dia desses alguém me pediu para exemplificar o perdão por meio de uma metáfora. Contei assim:

O perdão é como uma ferida, enquanto ela estiver aberta, precisa de tratamento. Depois de fechada, ela pode deixar até uma cicatriz, mas quando não causa mais dor essa ferida está curada.

Enquanto a ofensa que sofremos causar dor, precisamos de tratamento. Quando ela não causar mais dor, pode até deixar uma marca, mas não precisa mais de tratamento, assim, está estabelecido o perdão.

Assim, perdão não é um lance de mágica, mas sim um período de maturação necessário para que ele aconteça.

segunda-feira, 6 de junho de 2011

Supondo que queiram saber o que pensamos

          Interessante como a Internet prolifera instrumentos de publicação de pensamentos e opiniões.
          Não importa se são bons ou ruins, ótimos ou péssimos, quem desejar dar alguma opinião, seja ela qual for, encontra na Internet o meio ideal para isso.
          Você expõe sua opinião e tantas outras pessoas tomando-a por base expõem a delas. Com isso você conquista amigos e inimigos. Tudo por causa de uma opinião.
          Hoje aderi ao Twitter. De tanto ouvir falar resolvi que também deveria fazer parte desse universo de pessoas que contam de suas vidas, falam o que deveriam e não deveriam falar, opinam sobre devem e não devem opinar.
          Assim, temos o Orkut, o Facebook, o Twitter, Os blogs, os sites, etc.
          Tudo isso por um simples fato: supomos que as pessoas querem saber o que pensamos ou o que deixamos de pensar. 
          Sinceramente não sei se isso é para rir ou para chorar.
         Ah! se por acaso quer saber as coisas que penso, além desse blog, tenho agora o Twitter @Mcianelli

Você pode usar os textos que se encontram nesse blog apenas observe o seguinte termo de Uso:

Ao disponibilizar gratuitamente no blog estes textos, tenho por objetivo auxiliar o povo de Deus na proclamação da Palavra.

Todas as informações e recursos aqui contidos podem ser usadas livremente por indivíduos, famílias, igrejas evangélicas e grupos de estudo bíblico, desde que rigorosamente observadas as seguintes condições aqui expressas:

1. É expressamente proibido tirar qualquer proveito financeiro ou de direito autoral a partir das informações e recursos aqui obtidos.

2. É expressamente proibido publicar por quaisquer meios quaisquer informações ou recursos aqui obtidos, na sua totalidade ou em partes, sem autorização contratual prévia por parte do pastor Marcelo Cianelli.

3. É necessário obter autorização do pastor Marcelo Cianelli para utilização das suas informações ou recursos em outros sites ou retransmissores de qualquer natureza, assim como criação de indexadores e referências a partir de outros sites.

4. O pastor Marcelo Cianelli não se responsabiliza por quaisquer danos ocorridos em decorrência do acesso ao site ou utilização dos serviços aqui disponibilizados.

5. A utilização dos textos e quaisquer outras informações ou recursos aqui disponibilizados é de inteira responsabilidade do usuário, cabendo a este ser diligente quanto à proteção das informações contidas em seus equipamentos através do uso de ferramentas anti-vírus, anti-invasores, firewall e outros recursos tecnológicos existentes com objetivo de prevenir, identificar e tratar os riscos à segurança potencialmente presentes durante a navegação na internet e download de informações pela rede.

6. Ao pastor Marcelo Cianelli é reservado o direito de alterar o conteúdo desse blog sem aviso prévio.