Comentários

Quando escrevo algo e publico, sei que me coloco na condição de possível formador de opinião, porém, e quero que isso fique bem claro, tenho plena consciência de que minha opinião é apenas mais uma num universo de bilhões.
Assim, se você puder deixar um comentário sobre os textos que estão postados aqui, será muito interessante.
Se conversarmos sobre nossos dogmas, paradigmas e outras "verdades", poderemos juntos aumentar nosso alcance de visão e passaremos a enxergar um pouco além da ponta de nossos narizes, ou não.

sábado, 25 de dezembro de 2010

Amigo de Deus

             O que é a amizade? Segundo o Aurélio amizade é “Sentimento fiel de afeição, simpatia, estima ou ternura entre pessoas que geralmente não são ligadas por laços de família ou por atração sexual.”. No sítio Wikipédia, encontramos a seguinte definição para amizade: “é um relacionamento humano que envolve o conhecimento mútuo e a afeição, além de lealdade ao ponto do altruísmo.”. Existem muitas outras definições de amizade. O que podemos afirmar com certeza é que amizade é algo bom para os envolvidos nessa relação.
             Dentre os muitos textos da Bíblia que falam sobre relacionamento humano quero destacar um que se encontra no livro de Eclesiastes, capítulo 4, dos versículos 9 ao 12: “9  Melhor é serem dois do que um, porque têm melhor paga do seu trabalho. 10  Porque se caírem, um levanta o companheiro; ai, porém, do que estiver só; pois, caindo, não haverá quem o levante. 11  Também, se dois dormirem juntos, eles se aquentarão; mas um só como se aquentará? 12  Se alguém quiser prevalecer contra um, os dois lhe resistirão; o cordão de três dobras não se rebenta com facilidade.”. Esse texto, como na verdade toda a Bíblia, é maravilhoso e fala sobre trabalho mútuo, auxílio, sobrevivência e empenho, coisas essas que quando sabemos que temos à disposição deixam-nos mais tranquilos.
                No final do texto o profeta fala sobre o cordão de três dobras, que é uma corda formada por três cordões entrelaçados a qual não se parte com facilidade. Apropriando-me dessa metáfora quero expressar o que para mim são as três dobras do cordão da amizade. Pode ser que para você elas sejam outras, mas penso que elas são a transparência, a lealdade e a gratidão.
                Transparência por que na minha maneira de ver a vida é impossível que exista amizade sem que ela esteja presente. Os amigos precisam ser intimamente conhecidos uns dos outros. Para que exista amizade as pessoas precisam saber com quem realmente estão lidando. Amigos não devem ser fingidos uns para com os outros, não devem precisar fingir ser quem não são. Amigos precisam ter liberdade de expressar sua verdadeira opinião sobre os mais diversos assuntos sem medo. Amigos devem ter liberdade de dizer uns aos outros do que gostam e do que não gostam. Claro que sabemos que a transparência tem seus limites e que existem coisas particulares que devem permanecer particulares, a transparência entre amigos respeita até essa liberdade.
                Se não temos liberdade para sermos nós mesmos na presença de uma pessoa, guardados alguns momentos, podemos ter na nossa frente um ótimo colega, mas não um amigo verdadeiro.
                Preste atenção na bíblia e perceba o quanto Deus é transparente. Ele deixa bem claro o que é que gosta e não gosta, o que quer e o que não quer, o que permite e o que não permite, o que fará e o que não fará. Através da bíblia Deus não se esconde, Ele se revela.
                E nós, o quanto temos sido transparentes para com nossos amigos e para com Deus?
                Agora vem a lealdade. Veja as características da lealdade: “Sincero, franco, honesto e fiel aos seus compromissos”. Agora responda, é possível existir amizade sem que exista lealdade? Em minha opinião a resposta é não. Sem lealdade não é possível existir amizade, não basta ser transparente é preciso ser leal.
                Amigos têm a obrigação de serem fiéis uns aos outros. Imagine só ser transparente a alguém que pretende usar isso contra você? Meu Deus, que perigo! Alguém que se aproveita da ausência do outro para falar mal, fazer fofocas, criar intrigas e outras coisas, não está sendo leal. Amigo leal não pula do barco e fica olhando o outro afundar sozinho, ou pula para buscar ajuda ou afunda junto.
                Na lealdade habita a confiança e a fidelidade. Os médicos, os padres, os pastores, os terapeutas devem ser leais ao que ouvem em suas salas, quanto mais um amigo ao que ouve ao pé do ouvido.
                Deus é leal a nós. Jesus disse que nunca nos abandonará e que todos aqueles que foram entregues em suas mãos não serão perdidos jamais. Deus promete que ainda que ofereçamos um pequeno copo d’água ao necessitado isso não passará despercebido e a devida recompensa é certa.
                E nós, o quanto temos sido leais para com nossos amigos e para com Deus?
                Por último a gratidão, que é o  reconhecimento por um benefício recebido. Nenhum de nós é onipotente, somente Deus tem essa qualidade, todos precisamos de ajuda.
                Penso que se ajudar é uma obrigação de todos, reconhecer a ajuda recebida também é uma obrigação.
O problema é que existem pessoas que acreditam que o mundo gira em torno delas e que todos têm a obrigação de socorrê-las e elas não tem a obrigação de ter gratidão. Existem outros que são ajudados o tempo todo e quando não recebem o auxilio uma vez agem como se nunca tivessem sido socorridos. Esses são os famosos ingratos.
Uma amizade deve ser recheada de gratidão. Devemos reconhecer os esforços daqueles que dedicam tempo e energia para nos ajudar.
A gratidão é um sentimento cheio de ternura e nobreza, ela é bonita, aconchegante e reconfortante.
Deus é grato a nós? Jesus disse que se dermos de beber, comer, vestir e onde descansar aos necessitados, Ele irá considerar que estamos fazendo isso como se fosse para Ele mesmo. Assim Deus reconhece o que fazemos, assim Ele demonstra gratidão.
E nós, o quanto temos sido gratos para com os que nos ajudam e para com Deus?
O seu cordão pode ter outras dobras, o que eu respeito, o meu tem essas, pois acredito piamente que para eu chamar você de amigo você precisa ser transparente, leal e grato comigo e que para você me chamar de amigo eu preciso ser transparente, leal e grato com você. E que para sermos amigos de Deus, em Cristo, precisamos ser transparentes, leais e gratos a Ele.
Deus nos abençoe.

quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

Por que não se arrepender?

                Vivemos na era dos realities shows. Boa parte dos canais de TV tem algum programa desse tipo. Onde tem reality tem eliminação, pois só um pode sair vencedor. Onde tem eliminação existem justificativas pelo fato de ter sido posto para fora da disputa do prêmio. Onde existe justificativa tem a seguinte frase: “não me arrependo de nada que faço na minha vida”.
                É justamente sobre isso que quero pensar com vocês. Por que devemos não nos arrepender de coisas que fazemos na vida? Será por que não erramos ou nossos deslizes são muitos insignificantes?
                Quando falamos isso estamos tentando passar uma imagem de que somos pessoas fortes e determinadas. É como se disséssemos: “Sou forte, sou decidido e tudo que faço é tentando fazer o melhor”. Mas ter o desejo de fazer o melhor não significa fazer o melhor. Muitas vezes, mas muitas mesmo, tentando fazer o melhor, cometemos erros incríveis. E outras vezes erramos deliberadamente.
                Num momento desses ser forte não é recusa em arrepender-se. Pelo contrário, a força está justamente em reconhecer que o erro aconteceu e pedir perdão. Temos que ter coragem suficiente para dizer: “Eu me arrependo sim de algumas coisas que faço, pois são erros que ofendem alguém”, pois quase tão grave quanto ofender alguém é não admitir a ofensa.

Você pode usar os textos que se encontram nesse blog apenas observe o seguinte termo de Uso:

Ao disponibilizar gratuitamente no blog estes textos, tenho por objetivo auxiliar o povo de Deus na proclamação da Palavra.

Todas as informações e recursos aqui contidos podem ser usadas livremente por indivíduos, famílias, igrejas evangélicas e grupos de estudo bíblico, desde que rigorosamente observadas as seguintes condições aqui expressas:

1. É expressamente proibido tirar qualquer proveito financeiro ou de direito autoral a partir das informações e recursos aqui obtidos.

2. É expressamente proibido publicar por quaisquer meios quaisquer informações ou recursos aqui obtidos, na sua totalidade ou em partes, sem autorização contratual prévia por parte do pastor Marcelo Cianelli.

3. É necessário obter autorização do pastor Marcelo Cianelli para utilização das suas informações ou recursos em outros sites ou retransmissores de qualquer natureza, assim como criação de indexadores e referências a partir de outros sites.

4. O pastor Marcelo Cianelli não se responsabiliza por quaisquer danos ocorridos em decorrência do acesso ao site ou utilização dos serviços aqui disponibilizados.

5. A utilização dos textos e quaisquer outras informações ou recursos aqui disponibilizados é de inteira responsabilidade do usuário, cabendo a este ser diligente quanto à proteção das informações contidas em seus equipamentos através do uso de ferramentas anti-vírus, anti-invasores, firewall e outros recursos tecnológicos existentes com objetivo de prevenir, identificar e tratar os riscos à segurança potencialmente presentes durante a navegação na internet e download de informações pela rede.

6. Ao pastor Marcelo Cianelli é reservado o direito de alterar o conteúdo desse blog sem aviso prévio.