Comentários

Quando escrevo algo e publico, sei que me coloco na condição de possível formador de opinião, porém, e quero que isso fique bem claro, tenho plena consciência de que minha opinião é apenas mais uma num universo de bilhões.
Assim, se você puder deixar um comentário sobre os textos que estão postados aqui, será muito interessante.
Se conversarmos sobre nossos dogmas, paradigmas e outras "verdades", poderemos juntos aumentar nosso alcance de visão e passaremos a enxergar um pouco além da ponta de nossos narizes, ou não.

sábado, 18 de abril de 2009

Poder para Transformar

Poder para transformar

Acredito que a grande maioria das pessoas gostaria de possuir poder para transformar outras pessoas. Por exemplo, uma esposa que gostaria de transformar seu marido em um homem gentil e amoroso; um pai que gostaria de transformar seu filho em um gênio nos estudos; um funcionário que gostaria de transformar seu chefe em uma pessoa educada e compreensiva, etc.
            Esses são desejos nobres. Por outro lado, existem aqueles que não são tão nobres assim. São pessoas gostariam de transformar o outro em algo que elas consideram perfeito e que está baseado em seu próprio comportamento, porque acreditam que se não são perfeitas estão bem perto disso.
            É certo que bem ou mal, diga-se de passagem, bem mau, podemos realizar algum tipo de transformação uns nos outros. Mas a verdade é que nosso poder para transformar é muito limitado. Por que está baseado em lavagem cerebral, pressão psicológica, nosso comportamento, ou apenas em obrigar o outro a fazer o que se quer.
Porém tudo isso depende da disposição do outro para aceitar tal influência.
O real poder para transformar está nas mãos de Deus, pois ele é o único que pode realizar algo perfeito de acordo com a Sua vontade. Deus realiza transformação plena, ou seja, ele faz uma pessoa ter um comportamento completamente novo.
Quando Deus age a Bíblia ensina que a transformação é completa, “As coisas velhas ficam para trás” (II Co 5,17), é “Novo nascimento” (Jo 3), “Já não sou eu quem vivo, mas Cristo vive em mim” (Gl 2,20).
Se você quer que alguém seja transformado e isso inclui você também, deixe suas forças de lado e peça a Deus que realize esse milagre, pois transformar um “vaso velho e imperfeito” em um “vaso de honra” é trabalho para Deus.

Pr. Marcelo Cianelli

quarta-feira, 15 de abril de 2009

O Cristão e a Páscoa

O cristão e a Páscoa

     A Bíblia nos ensina que o pecado faz separação entre o homem e Deus (Is 59,2). A Bíblia também nos ensina que, sem exceção, todas as pessoas são pecadoras (Rm 3,23).
     Dessa maneira, a conclusão é lógica. Se o pecado separa as pessoas de Deus e se todos pecaram, logo todos estão separados de Deus (Rm 3,23).
     Mas a Bíblia nos ensina também que Deus é amor (1 Jo 4,8). Isso não significa dizer que Ele simplesmente ignora nosso pecado e nos aceita em sua presença. Amar não é simplesmente fazer de conta que a pessoa amada não errou. Amar é fazer o que for preciso para que o amado supere seu erro.
     Porque Deus é amor, e por nos amar de uma forma impossível de entendermos plenamente, o Senhor enviou seu filho Jesus, para pagar o preço do nosso pecado, que é a morte (Ez 18,20; Rm 6,23), com Sua própria morte. E Cristo, também por amor a obediência aceitou realizar essa grandiosa salvação.
     Mas, a mor de Deus foi além de enviar seu filho para pagar o preço do pecado humano.
Com a morte e ressurreição de Cristo, Deus nos livra da condenação e nos dá vida eterna na glória.
     Tudo isso por amor.
     E justamente porque Deus ama a seu Filho Unigênito, e também nos ama, Ele não aceita que nenhuma pessoa entre em sua presença de outra maneira que não seja tendo Jesus Cristo como mediador dessa relação (1 Tm 2,5).
     Aliás, alguém pode se perguntar: “O titulo do texto não fala sobre páscoa”. Sim, o título do texto fala sobre páscoa, assim como todo o texto. Pois, por mais absurda que essa informação pareça para muitas pessoas, o cristianismo não comemora a páscoa por causa de  coelhos e ovos de chocolate. O cristianismo comemora a páscoa porque Jesus morreu na cruz e não permaneceu morto por muito tempo, pois ao terceiro dia Ele ressuscitou.
Pr. Marcelo Cianelli

quinta-feira, 2 de abril de 2009

Fuja da pobreza espiritual e tenha vida em abundância

Texto: Gálatas 5,16-17
16 Por isso digo: Vivam pelo Espírito, e de modo nenhum satisfarão os desejos da carne.
17 Pois a carne deseja o que é contrário ao Espírito; e o Espírito, o que é contrário à carne. Eles estão em conflito um com o outro, de modo que vocês não fazem o que desejam.
18 Mas, se vocês são guiados pelo Espírito, não estão debaixo da Lei.
19 Ora, as obras da carne são manifestas: imoralidade sexual, impureza e libertinagem;
20 idolatria e feitiçaria; ódio, discórdia, ciúmes, ira, egoísmo, dissensões, facções
21 e inveja; embriaguez, orgias e coisas semelhantes. Eu os advirto, como antes já os adverti: Aqueles que praticam essas coisas não herdarão o Reino de Deus.
22 Mas o fruto do Espírito é amor, alegria, paz, paciência, amabilidade, bondade, fidelidade,
23 mansidão e domínio próprio. Contra essas coisas não há lei.
24 Os que pertencem a Cristo Jesus crucificaram a carne, com as suas paixões e os seus desejos. 25 Se vivemos pelo Espírito, andemos também pelo Espírito.
26 Não sejamos presunçosos, provocando uns aos outros e tendo inveja uns dos outros.
Introdução
Pobreza é a falta do necessário à vida. Assim, as pessoas que vivem na pobreza são aquelas a quem falta o mínimo exigido para que tenham uma vida razoável.
Espiritualmente falando podemos dizer que existem pessoas que vivem em pobreza espiritual, ou seja, levam uma vida caracterizada pela falta do necessário para uma vida razoável de comunhão com Deus.
Veja que essas pessoas siquer levam uma vida razoável de comunhão com Deus. E a Bíblia nos ensina que Cristo nos oferece vida em abundância (grande quantidade). Dessa maneira, imagine a distância existente entre uma vida de pobreza espiritual e uma vida em abundância.
            Vamos analisar nesse estudo a vida de pobreza espiritual e como chegar a uma vida em abundância: 
Características da pobreza espiritual:
 Falta de salvação;
Falta de adoração;
Falta de oração;
Falta de conhecimento da Palavra;
Falta de serviço.
 Conseqüências:
 Fé instável;
Esperança falha;
Desanimo;
Falta de compromisso com Deus;
Vontade própria prevalecendo sobre as verdades Bíblicas;
 Resultado:
 O Resultado da pobreza espiritual é a pobreza de espírito. Característica das pessoas que levam uma vida carnal, ou seja, dão mais valor às coisas da terra do que às coisas de Deus.
 Veja suas características no versículos 19-21:
 imoralidade sexual,
impureza
libertinagem;
idolatria
feitiçaria;
ódio,
discórdia,
ciúmes,
ira,
egoísmo,
dissensões,
facções
inveja;
embriaguez,
orgias
e coisas semelhantes.
Solução:
16 Por isso digo: Vivam pelo Espírito, e de modo nenhum satisfarão os desejos da carne.
 Abrir sua vida para que Deus verdadeiramente faça parte dela, pois ele por meio de Cristo “esta à porta e bate”;
Buscar o fruto de Espírito que é:
amor,
alegria,
paz,
paciência,
amabilidade,
bondade,
fidelidade,
mansidão
e domínio próprio.
Contra essas coisas não há lei.
 Conclusão
A Bíblia nos mostra que uma vida de pobreza espiritual é tem como resultado as obras da carne. Por outro lado, mostra também que uma vida em abundância tem como resultado o fruto do Espírito.
Por isso:
 Primeiro: não devemos ser pobres espirituais;
Segundo: não devemos nos contentar em ter uma vida de comunhão com Deus apenas razoável;
Terceiro: não devemos nos contentar com menos do que uma vida em abundância, pois Cristo a conquistou para nós na cruz do calvário.
 Pr. Marcelo Cianelli (sermão pregado na 11ª IPI de Sorocaba em 29/03/09)

Você pode usar os textos que se encontram nesse blog apenas observe o seguinte termo de Uso:

Ao disponibilizar gratuitamente no blog estes textos, tenho por objetivo auxiliar o povo de Deus na proclamação da Palavra.

Todas as informações e recursos aqui contidos podem ser usadas livremente por indivíduos, famílias, igrejas evangélicas e grupos de estudo bíblico, desde que rigorosamente observadas as seguintes condições aqui expressas:

1. É expressamente proibido tirar qualquer proveito financeiro ou de direito autoral a partir das informações e recursos aqui obtidos.

2. É expressamente proibido publicar por quaisquer meios quaisquer informações ou recursos aqui obtidos, na sua totalidade ou em partes, sem autorização contratual prévia por parte do pastor Marcelo Cianelli.

3. É necessário obter autorização do pastor Marcelo Cianelli para utilização das suas informações ou recursos em outros sites ou retransmissores de qualquer natureza, assim como criação de indexadores e referências a partir de outros sites.

4. O pastor Marcelo Cianelli não se responsabiliza por quaisquer danos ocorridos em decorrência do acesso ao site ou utilização dos serviços aqui disponibilizados.

5. A utilização dos textos e quaisquer outras informações ou recursos aqui disponibilizados é de inteira responsabilidade do usuário, cabendo a este ser diligente quanto à proteção das informações contidas em seus equipamentos através do uso de ferramentas anti-vírus, anti-invasores, firewall e outros recursos tecnológicos existentes com objetivo de prevenir, identificar e tratar os riscos à segurança potencialmente presentes durante a navegação na internet e download de informações pela rede.

6. Ao pastor Marcelo Cianelli é reservado o direito de alterar o conteúdo desse blog sem aviso prévio.