Comentários

Quando escrevo algo e publico, sei que me coloco na condição de possível formador de opinião, porém, e quero que isso fique bem claro, tenho plena consciência de que minha opinião é apenas mais uma num universo de bilhões.
Assim, se você puder deixar um comentário sobre os textos que estão postados aqui, será muito interessante.
Se conversarmos sobre nossos dogmas, paradigmas e outras "verdades", poderemos juntos aumentar nosso alcance de visão e passaremos a enxergar um pouco além da ponta de nossos narizes, ou não.

quinta-feira, 25 de setembro de 2008

"Junto aos rios da Babilônia, ali nos" sentaremos e choraremos.


Educar, segundo os dicionários significa: instruir; doutrinar; domesticar; aclimatar.
Educar, segundo a Bíblia significa: dar orientação suficiente para que quando o educando, alcance a fase adulta, ande nos caminhos de Deus (Pv 22,6); dar orientação suficiente para o filho não envergonhe a mãe (Pv 29,15); dar orientação suficiente para o filho escutar o pai (Pv 1,8; 6,20).

O problema é que em muitos casos não temos visto a pratica do educar, segundo a definição dos dicionários e muito menos segundo a orientação bíblica. Temos visto crianças, adolescentes e jovens sem qualquer tipo de regras, a não ser que a regra seja justamente "não ter regras", ou limites, a não ser que o limite seja justamente o "não ter limites".
Em casa os filhos desobedecem aos pais sem nenhuma cerimônia. E há ainda aqueles que desafiam os pais a tomarem algum tipo de atitude;
Nas escolas vemos professores impossibilitados de desenvolverem sua principal tarefa, que é acrescentar mais saber intelectual, pois os alunos não prestam atenção, não copiam, não ouvem, não param de falar e novamente não param de desafiar;
Nas Igrejas parece que os bancos estão pegando fogo, pois muitos não conseguem ficar neles sentados quinze minutos. E não é que aqui também desafiam!?.

O grande problema é que na maioria desses casos as crianças, os adolescentes e os jovens não recebem nenhum tipo de disciplina, e não estou falando de agressão fisica, atitude que sou contra, pois acredito que um bom diálogo faz coisas íncriveis. Os pais muitas vezes baixam suas cabeças e preferem dizer o quanto os filhos de outras pessoas são mal educados. As escolas são obrigadas a promoverem os alunos de série mesmo os mesmos não sabendo ler e nem escrever. As Igrejas não chamam atenção, pois têm medo que os pais sintam-se ofendidos e decidam ir para outra comunidade, já que a oferta é imensa.

Com isso estamos passando a seguinte mensagem: os transgressores serão premiados. Sim, é isso mesmo. Estamos deixando a certeza, veja que não é nem a impressão, de que filhos desobedientes não ficarão de castigo e ganharão muitos presentes, não porque merecem, mas porque simplesmente eles querem; de que não é necessário estudar, porque no final das contas todos serão promovidos; de que na Igreja não é preciso ter reverência, basta apenas estar dentro dela "de vez em quando".

Não podemos nos esquecer de algo muito importante, biblicamente e culturalmente por meio dos ditados: colhemos o que semeamos. E que tipo de semente temos semeado? Fica aqui a pergunta para refletirmos, e refletirmos de maneira muito séria.

Para os pais, professores, pastores e líderes da nação, fica a Palvra de Deus:  "Lembra-te, pois, de onde caíste, e arrepende-te, e pratica as primeiras obras;" (Ap 2,5). Para que no final não nos reste apenas sentar "junto aos rios da Babilônia e chorar" (Sl 137,1).

segunda-feira, 22 de setembro de 2008

Vitória em Cristo, por meio da libertação

Texto: João 8,31-38

 31 Disse Jesus aos judeus que haviam crido nele: “Se vocês permanecerem firmes na minha palavra, verdadeiramente serão meus discípulos. 32 E conhecerão a verdade, e a verdade os libertará”. 33 Eles lhe responderam: “Somos descendentes a de Abraão e nunca fomos escravos de ninguém. Como você pode dizer que seremos livres?” 34 Jesus respondeu: “Digo-lhes a verdade: Todo aquele que vive pecando é escravo do pecado. 35 O escravo não tem lugar permanente na família, mas o filho pertence a ela para sempre. 36 Portanto, se o Filho os libertar, vocês de fato serão livres. 37 Eu sei que vocês são descendentes de Abraão. Contudo, estão procurando matar-me, porque em vocês não há lugar para a minha palavra. 38 Eu lhes estou dizendo o que vi na presença do Pai, e vocês fazem o que ouviram do pai de vocês”.

 

Introdução

         Do que precisamos ser libertados?

         De tudo o que recebemos ou criamos, e que nos prendem atrapalhando nossa comunhão com Deus e com o próximo.

 

1ª parte: Escravos dos Costumes

33 Eles lhe responderam: “Somos descendentes a de Abraão e nunca fomos escravos de ninguém. Como você pode dizer que seremos livres?”

·        Os judeus achavam que por serem descendentes de Abraão eram pessoas livres, e sem defeitos;

·        Muitas pessoas hoje agem da mesma maneira, acreditam que seus costumes são suficientes para lhes dar segurança:

 - meu pai era assim e eu vou morrer assim; 

 - esse é o meu jeito e eu não mudo;

·        Devemos deixar para trás tudo o que é errado. Inclusive não caindo no erro de acreditar que minha família é perfeita, pois se todos pecaram e carecem da glória de Deus, nossas famílias não são perfeitas.

·        Precisamos reconhecer que quando nossos costumes e comportamentos atrapalham nossa vida de comunhão com Deus e com o próximo algo precisa ser feito para isso mude.

  • Para vivermos bem em sociedade, precisamos aprender a abrir mão de nossos caprichos, pois mais importa o bem o grupo do que o meu individual. 

2ª parte: Escravos do Pecado

34 Jesus respondeu: “Digo-lhes a verdade: Todo aquele que vive pecando é escravo do pecado.

Jesus estava falando de uma vida que não se preocupa em desagradar a Deus, simplesmente vive pecando e pronto.

O pecado é algo que escraviza,

O escravo não é livre,

Quem não é livre, não conhece a verdade,

Quem não conhece a verdade não conhece a Jesus,

Quem não conhece a Jesus não tem vitórias vindas da parte de Deus.

3ª parte: A responsabilidade é nossa

·        Muitas pessoas costumam colocar a culpa de todos os seus erros e problemas no diabo:

13 Não sobreveio a vocês tentação que não fosse comum aos homens. E Deus é fiel; ele não permitirá que vocês sejam tentados além do que podem suportar. Mas, quando forem tentados, ele mesmo lhes providenciará um escape, para que o possam suportar. (I Co 10,13).

 

         Deus permite a tentação, porém junto com ela manda a libertação.

 

·        Muitas pessoas costumam colocar a culpa de seus problemas em Deus:

 

“Para que a prova da vossa fé, muito mais preciosa do que o ouro que perece e é provado pelo fogo, se ache em louvor, e honra, e glória, na revelação de Jesus Cristo;"  (I Pedro 1 : 7)

 

         Provação é para abençoar e não para destruir.


A verdade é que a responsabilidade por nossas escolhas são única e exclusivamente nossas.

  Conclusão

         Não existe nenhuma receita, parecida com as de bolo, para alcançarmos vitórias.

         Aliás, não existe segredo para que alcancemos vitórias.

         A resposta é simples: ter a bíblia com guia de fé a pratica.

 

 

 

Pr. Marcelo Cianelli (mensagem pregada no Culto de Adoração da 11ª IPI em 21/09/08)

segunda-feira, 15 de setembro de 2008

Vitória em Cristo por meio do Conhecimento

Texto: Mt 22,23-33

23 Naquele mesmo dia, os saduceus, que dizem que não há ressurreição, aproximaram-se dele com a seguinte questão:
24 “Mestre, Moisés disse que se um homem morrer sem deixar filhos, seu irmão deverá casar-se com a viúva e dar-lhe descendência.
25 Entre nós havia sete irmãos. O primeiro casou-se e morreu. Como não teve filhos,
deixou a mulher para seu irmão.
26 A mesma coisa aconteceu com o segundo, com o terceiro, até o sétimo.
27 Finalmente, depois de todos, morreu a mulher.
28 Pois bem, na ressurreição, de qual dos sete ela será esposa, visto
que todos foram casados com ela?”
29 Jesus respondeu: “Vocês estão enganados porque não conhecem as Escrituras nem o poder de Deus!
30 Na ressurreição, as pessoas não se casam nem são dadas em casamento; mas são como os anjos no céu.
31 E quanto à ressurreição dos mortos, vocês não leram o que Deus lhes disse: 32 ‘Eu sou o Deus de Abraão, o Deus de Isaque e o Deus de Jacó’? Ele não é Deus de mortos, mas de vivos!”
33 Ouvindo isso, a multidão ficou admirada com o seu ensino.

Introdução

Quando o povo de Deus não o conhece com a devida profundidade, entristecemos ao nosso Deus, pois Ele espera de nós algo que além da natureza normal, como por exemplos os animais que conhecem seus donos:

2 Ouçam, ó céus! Escute, ó terra! Pois o SENHOR falou: “Criei filhos e os fiz crescer, mas eles se revoltaram contra mim. 3 O boi reconhece o seu dono, e o jumento conhece a manjedoura do seu proprietário, mas Israel nada sabe, o meu povo nada compreende”. (Is 1,2-3)

1ª parte: as Escrituras
O conhecimento da Escrituras é fonte de vários benefícios para nossa vida:

Não pecar contra Deus: 11 Guardei no coração a tua palavra para não pecar contra ti. (Sl 119,11);

Fonte de prazer: 1 Como é feliz aquele que não segue o conselho dos ímpios, não imita a conduta dos pecadores, nem se assenta na roda dos zombadores! 2 Ao contrário, sua satisfação está na lei do SENHOR, e nessa lei medita dia e noite. (Sl 1,1-2)

Guia de sucesso para a vida: 7 Somente seja forte e muito corajoso! Tenha o cuidado de obedecer a toda a lei que o meu servo Moisés lhe ordenou; não se desvie dela, nem para a direita nem para a esquerda, para que você seja bem-sucedido por onde quer que andar. (Js 1,7)


2ª parte: o Poder

Conhecer as Escrituras nos leva a conhecer os feitos de Deus. Nossas experiências com Deus nos levam a experimentar o poder de Deus relatado nas Escrituras:

Poder para trazer de volta à vida: 38 Jesus, outra vez profundamente comovido, foi até o sepulcro. Era uma gruta com uma pedra colocada à entrada. 39 “Tirem a pedra”, disse ele. Disse Marta, irmã do morto: “Senhor, ele já cheira mal, pois já faz quatro dias”. 40 Disse-lhe Jesus: “Não lhe falei que, se você cresse, veria a glória de Deus?” 41 Então tiraram a pedra. Jesus olhou para cima e disse: “Pai, eu te agradeço porque me ouviste. 42 Eu sei que sempre me ouves, mas disse isso por causa do povo que está aqui, para que creia que tu me enviaste”. 43 Depois de dizer isso, Jesus bradou em alta voz: Lázaro, venha para fora!” 44 O morto saiu, com as mãos e os pés envolvidos em faixas de linho e o rosto envolto num pano.

Poder para acalmar as tempestades: 23 Entrando ele no barco, seus discípulos o seguiram. 24 De repente, uma violenta tempestade abateu-se sobre o mar, de forma que as ondas inundavam o barco. Jesus, porém, dormia. 25 Os discípulos foram acordá-lo, clamando: “Senhor, salva-nos! Vamos morrer!” 26 Ele perguntou: “Por que vocês estão com tanto medo, homens de pequena fé?” Então ele se levantou e repreendeu os ventos e o mar, e fez-se completa bonança. 27 Os homens ficaram perplexos e perguntaram: “Quem é este que até os ventos e o mar lhe obedecem?”

Poder para aliviar nosso cansaço: "Vinde a mim, todos os que estais cansados e sobrecarregados, e eu vos aliviarei." (Mateus 11 : 28)

Pr. Marcelo Cianelli (mensagem pregada no Culto de Adoração da 11ª IPI em 14/09/08)


segunda-feira, 1 de setembro de 2008

Não importa a quantidade de lutas, mas sim a quantidades de vitórias.

Salmo 3
1 SENHOR, muitos são os meus adversários! Muitos se rebelam contra mim!
2 São muitos os que dizem a meu respeito:“Deus nunca o salvará!”
3 Mas tu, SENHOR, és o escudo que me protege; és a minha glória e me fazes andar de cabeça erguida.
4 Ao SENHOR clamo em alta voz, e do seu santo monte ele me responde.
5 Eu me deito e durmo, e torno a acordar, porque é o SENHOR que me sustém.
6 Não me assustam os milhares que me cercam.
7 Levanta-te, SENHOR! Salva-me, Deus meu! Quebra o queixo de todos os meus inimigos; arrebenta os dentes dos ímpios.
8 Do SENHOR vem o livramento. A tua bênção está sobre o teu povo.

Introdução
Muitas pessoas tem a idéia de que uma vida feliz é uma vida sem problemas;
Outras acreditam que uma vida sem problemas é a vida de quem tem muito dinheiro;
As duas idéias estão completamente erradas, pois todos, sem exceção tem problemas em suas vidas.

1ª parte: Muitas lutas (1-2)
1 SENHOR, muitos são os meus adversários! Muitos se rebelam contra mim!
2 São muitos os que dizem a meu respeito:“Deus nunca o salvará!”

· Muitas são as lutas de qualquer ser humano:
16 À mulher, ele declarou: “Multiplicarei grandemente o seu sofrimento na gravidez; com sofrimento você dará à luz filhos. Seu desejo será para o seu marido, e ele a dominará”. 17 E ao homem declarou: “Visto que você deu ouvidos à sua mulher e comeu do fruto da árvore da qual eu lhe ordenara que não comesse, maldita é a terra por sua causa; com sofrimento você se alimentará dela todos os dias da sua vida. 18 Ela lhe dará espinhos e ervas daninhas, e você terá que alimentar-se das plantas do campo. 19 Com o suor do seu rosto você comerá o seu pão, até que volte à terra, visto que dela foi tirado; porque você é pó, e ao pó voltará”. (Gn 3,16-19).

· Maiores ainda são as lutas daqueles que servem a Deus:
Muitas são as aflições do justo... (Sl 34,19a)

· Os justos além das lutas normais por conseqüência do pecado, ainda tem que suportar as perseguições do injustos.

Três pontos que Davi destaca:
1. São muitos que querem ver a sua derrota;
2. São muitos o que lutam para que você seja um derrotado;
3. São muitos o que querem que você acredite que Deus não é contigo.

2ª parte: Muitas Vitórias (3-4)

3 Mas tu, SENHOR, és o escudo que me protege; és a minha glória e me fazes andar de cabeça erguida.
4 Ao SENHOR clamo em alta voz, e do seu santo monte ele me responde.

· Muitas são as lutas. Mas o melhor é que muitas também são as vitórias:
Muitas são as aflições do justo, mas o SENHOR o livra de todas. (Sl 34,19).

Três pontos que Davi destaca:
1. Deus é quem nos protege;
2. Deus nos faz andar de cabeça erguida;
3. Deus responde nosso pedido de socorro.


3ª parte: Davi afirma. Davi responde
leia o salmo da seguinte maneira:
1 SENHOR, muitos são os meus adversários! Muitos se rebelam contra mim!
3 Mas tu, SENHOR, és o escudo que me protege; és a minha glória e me fazes andar de cabeça erguida.

2 São muitos os que dizem a meu respeito:“Deus nunca o salvará!”
4 Ao SENHOR clamo em alta voz, e do seu santo monte ele me responde.

7 Levanta-te, SENHOR! Salva-me, Deus meu! Quebra o queixo de todos os meus inimigos; arrebenta os dentes dos ímpios.
5 Eu me deito e durmo, e torno a acordar, porque é o SENHOR que me sustém.

8 Do SENHOR vem o livramento. A tua bênção está sobre o teu povo.
6 Não me assustam os milhares que me cercam.

Conclusão

Quando buscamos e Deus de todo o nosso coração nós o encontramos (Jr 29,13), dessa maneira é impossível não ser abençoado.

Pr. Marcelo Cianelli (mensagem pregada no Culto de Adoração da 11ª IPI em 31/08/08)

Você pode usar os textos que se encontram nesse blog apenas observe o seguinte termo de Uso:

Ao disponibilizar gratuitamente no blog estes textos, tenho por objetivo auxiliar o povo de Deus na proclamação da Palavra.

Todas as informações e recursos aqui contidos podem ser usadas livremente por indivíduos, famílias, igrejas evangélicas e grupos de estudo bíblico, desde que rigorosamente observadas as seguintes condições aqui expressas:

1. É expressamente proibido tirar qualquer proveito financeiro ou de direito autoral a partir das informações e recursos aqui obtidos.

2. É expressamente proibido publicar por quaisquer meios quaisquer informações ou recursos aqui obtidos, na sua totalidade ou em partes, sem autorização contratual prévia por parte do pastor Marcelo Cianelli.

3. É necessário obter autorização do pastor Marcelo Cianelli para utilização das suas informações ou recursos em outros sites ou retransmissores de qualquer natureza, assim como criação de indexadores e referências a partir de outros sites.

4. O pastor Marcelo Cianelli não se responsabiliza por quaisquer danos ocorridos em decorrência do acesso ao site ou utilização dos serviços aqui disponibilizados.

5. A utilização dos textos e quaisquer outras informações ou recursos aqui disponibilizados é de inteira responsabilidade do usuário, cabendo a este ser diligente quanto à proteção das informações contidas em seus equipamentos através do uso de ferramentas anti-vírus, anti-invasores, firewall e outros recursos tecnológicos existentes com objetivo de prevenir, identificar e tratar os riscos à segurança potencialmente presentes durante a navegação na internet e download de informações pela rede.

6. Ao pastor Marcelo Cianelli é reservado o direito de alterar o conteúdo desse blog sem aviso prévio.